Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Diferenciais: a torta não leva nenhuma farinha e nenhum refinado. Vegana, é fonte de fibras e proteínas, além de ser antioxidante.

Ingredientes

1½ xícara de grão-de-bico cozido

1 xícara de maçã sem cabo e sem sementes picadinha 

½ xícara de melado de cana 

½ xícara de cacau em pó 

1 colher (sopa) de café solúvel (opcional) 

1 colher (chá) de fermento químico em pó 

1 colher (chá) de extrato de baunilha uma pitada de sal 

¼ de xícara de óleo de coco ou manteiga de cacau 

⅓ de xícara (90 g) de chocolate amargo picado

Modo de preparo:

1 - Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com óleo uma fôrma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel-manteiga e pincele com óleo.

2 - Em um processador ou liquidificador, coloque o grão-de-bico, a maçã, o melado, o cacau, o café, o fermento, a baunilha, o sal e o óleo de coco derretido. Bata até obter um creme homogêneo.

3 - Coloque o chocolate em um refratário encaixado em uma panela com água fervente e mexa até derreter (se preciso, leve o conjunto ao fogo baixo e tome cuidado para a água não encostar no fundo da tigela). Junte o chocolate derretido ao creme de grão-de-bico e misture bem para incorporar.

4 - Despeje a massa na fôrma preparada e alise a superfície com uma espátula. Não tem problema se a torta ficar úmida no centro ou se as bordas ficarem mais altas do que o meio.

5 - Asse por 30 minutos, até a superfície parecer seca; então cubra com papel-alumínio e asse por mais 20 a 30 minutos. Espere esfriar completamente antes de desenformar.

(Chef Gabi Mahamud - Autora do livro Flor de Sal, a profissional assumiu o amor pelas panelas após lutar contra a depressão e perceber que deveria trabalhar com algo em que realmente acreditasse, que contribuísse para melhorar o mundo.)

#JornalUnião

Chef Gabi Mahamud  - Foto de Iuri Poletti

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.