Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Massa com café:

    1 ovo em temperatura ambiente

    100 g de açúcar de confeiteiro

    130 g de manteiga gelada

    1 colher de chá de café expresso Santa Monica

    240 g de farinha de trigo

    1 pitada de sal

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos em um bowl. Acrescente a manteiga gelada cortada em cubos. Misture com as mãos até que forme uma espécie de farofa úmida. Adicione o café e o ovo. Siga trabalhando a massa até que fique lisinha. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Abra a massa com rolo e forre o fundo e as laterias da forma. Asse em forno preaquecido a 170 ºC até que esteja dourada.

Caramelo de café:

    180 g de açúcar refinado

    120 ml de água

    80 ml de café expresso Santa Monica

    100 g de manteiga

    180 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio até que fique com uma coloração alaranjada, de caramelo claro. Abaixe o fogo, acrescente o café e, em seguida, a manteiga, sempre mexendo bem para que fique uma mistura homogênea. Acrescente o creme de leite fresco e mexa bastante até emulsionar e engrossar. Tampe e guarde para a hora da montagem.

Ganache de café:

    250 g de chocolate meio amargo

    125 g de creme de leite fresco

    10 g de grãos de café Santa Monica

    40 g de glucose

    70 g de manteiga em cubos

Modo de preparo:

Em uma panela e leve ao fogo alto o creme de leite com os grãos de café até que a mistura ferva. Desligue e deixe tampada por 10 minutos e coe. Derreta o chocolate, misture com o creme de leite coado, a glucose e a manteiga.

Montagem:

Com a massa da torta já fria, adicione o caramelo e leve para a geladeira por 10 minutos. Retire e coloque a ganache. Para decorar utilize caramelo, lascas de chocolate, grãos de café ou o que preferir. Mantenha na geladeira até a hora do consumo.

(Chef Marcos Souza, do Café Gourmet Santa Monica - www.cafegourmetsantamonica.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.