Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Gastronomia 20/11/2015  08h52

Risoto de Sardinha

A receita é prática, nutritiva e super diferente, pois o risoto é servido dentro de um tomate

O Risoto de Sardinha é bem simples de preparar. Basta fazer o molho, misturar os ingredientes por cerca de 5 minutos em fogo médio e depois acrescentar e misturar o arroz já cozido. Após esse procedimento, a dica é cortar o topo dos tomates, retirar o miolo e servir o risoto dentro da fruta, dando um toque criativo e sofisticado à receita.

A sardinha enlatada é rica em Ômega 3, uma gordura do bem que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais, como o acidente vascular cerebral (derrame) e a arritmia cardíaca, ativa a memória e diminui o nível de colesterol e ansiedade.

A sardinha enlatada possui ainda mais uma vantagem do que a in natura: a espinha, normalmente retirada quando o peixe é comprado fresco, é cozida dentro da lata de aço. Esta parte da sardinha deve ser consumida, pois é rica em cálcio, mineral fundamental para a saúde dos dentes e dos ossos. Na lata a espinha fica mole e fácil de mastigar, engolir e digerir.

O peixe em lata de aço pode ser consumido diretamente da lata ou pode ser utilizado como ingrediente em pratos e molhos como o Risoto de Sardinha. Outro diferencial é a sua conservação. Ela dura até 36 meses sem a necessidade de refrigeração, enquanto a versão natural, se congelado, dura apenas seis meses. A lata de aço preserva todos os nutrientes, mantém o sabor do alimento e dispensa o uso de conservantes e aditivos químicos.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz cozido (já pronto)

2 latas de sardinha (em óleo)

1 tomate (picado)

½ cebola (picada)

1 pimentão (picado)

Cheiro verde a gosto (picado)

Azeitonas

3 colheres de sopa de azeite extra virgem em lata.

Modo de Preparo:

– Frite a cebola em 2 colheres de sopa de azeite.

– Pique as azeitonas.

– Aqueça o restante do azeite em uma panelinha, junte os filés de sardinha desmanchados, acrescente o pimentão e cozinhe por cerca de 5 minutos, em fogo médio, apague o fogo e adicione as azeitonas picadas, misturando bem.

– Misture o arroz cozido com esse molho, verifique e acerte o sal.

– Corte o topo de 8 tomates e retire o miolo.

– Coloque de 2 a 3 colheres de risoto e leve ao forno por mais 5 minutos e pronto.

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 20 min.

(www.abeaco.org.br)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.