Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento apoiado pela CNBB tem como objetivo valorizar, estimular e reconhecer a qualidade do trabalho dos comunicadores católicos

O 11º Mutirão Brasileiro de comunicação acontece neste ano, 2019, em Goiânia nos dias 18 a 21 de Julho e conta com 20 estados inscritos. Dentro da programação, no dia 19, acontecerá a 52ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. A premiação tem como objetivo valorizar, estimular e reconhecer a qualidade do trabalho dos comunicadores católicos, dando protagonismo à trabalhos audiovisuais que rompem barreiras e buscam atingir o coração das pessoas por meio da evangelização.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem promovendo, desde 1998, os chamados Mutirões Brasileiros de Comunicação, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC, que tiveram início entre os anos de 1970 e final da década de 1990. O que caracteriza os Mutirões, diferenciando-os dos Congressos, é seu objetivo específico, voltado a refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação.

O papel histórico dos Congressos da UCBC (décadas de 1960 a 1990) Os congressos da UCBC representaram, em sua época (décadas de 70 a 90), um movimento de profissionais cristãos, predominantemente católicos, apoiado pela CNBB, voltado a alcançar três grandes objetivos de interesse para a sociedade: Refletir sobre as políticas e as práticas da comunicação do país; prestar um serviço às lideranças populares e aos educadores no campo específico da formação de referências metodológicos para se consolidar programas de educação para a comunicação em todo o Brasil; e contribuir com as comunidades cristãs no sentido de promover a nascente pastoral da comunicação no país.

Nascia sob a liderança do Frei Romeu Dale, dominicano, assessor especial de Dom Helder Câmara nas sessões do Vaticano II e autor dos primeiros estudos em torno aos documentos da Igreja sobre Comunicação Social, a UCBC. A instituição contou sempre com o apoio do Setor de Comunicação Social da CNBB, recebendo em seus congressos, como palestrantes, bispos com reconhecida atuação no campo das comunicações sociais, como Dom Brandão Vilela, Dom Helder Câmara, Dom Ivo Lorscheiter, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Maria Pires, Dom Luciano Mendes de Almeida, entre tantos outros. Os membros da UCBC tiveram participação, como colaboradores, em numerosas ações da Igreja, entre as quais a consolidação da Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação da CNBB.

Com a decisão da diretoria da UCBC, em meados dos anos de 1990, de encerrar a promoção de seus congressos nacionais, as organizações de comunicação vinculadas à Igreja (além da própria UCBC, a Rede Católica de Rádios, a UNDA-BR e a OCIC-BR) uniram-se ao, então, Setor de Comunicação da CNBB para dar continuidade a nova proposta que emergia na Igreja, os Mutirões Brasileiros de Comunicação. Emergiram com propostas voltadas para provocar debates sobre as políticas e a democratização da comunicação, as relações geradas pela cultura das novas tecnologias no campo da Comunicação e a mobilização dos agentes da pastoral da comunicação do Brasil, em eventos bianuais.

Objetivo

O objetivo do Mutirão Brasileiro de Comunicação é o de reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja e civil para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. Nesse sentido, cada mutirão trabalha com um tema motivador, buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da vivência e das políticas de comunicação na Igreja e na sociedade. Desenvolvem também atividades de aperfeiçoamento técnico-profissional e de educação para a comunicação, exposições culturais e com pesquisas na área e outros assuntos vigentes do momento.

Com esta dinâmica, os Mutirões convertem-se em espaço de construção conjunta que pretende inovar as práticas e sinalizar com novas balizas o pensamento da comunicação no ambiente da Igreja e da sociedade. Para alcançar tais objetivos, os Mutirões Brasileiros de Comunicação reúnem, em cada edição, um grande número de comunicadores do Brasil e principalmente da região onde é promovido, e que estejam comprometidos com um objetivo central, qual seja: fazer da comunicação, de suas políticas e de suas mídias o principal lugar de construção de outra ordem social, de relações justas e solidárias, sinal do Reino anunciado pelo Mestre Perfeito da Comunicação, Jesus Cristo.

Missão

A CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a Arquidiocese que o sedia e a SIGNIS, sustentam o propósito de continuar com a tradição dos Mutirões. A expectativa é que se mantém o objetivo de estar servindo a Igreja e a sociedade como um fórum nacional de debate, destinado a produzir comunicação, refletir sobre ela e propor caminhos de mudança, à luz dos ensinamentos da Igreja e de Jesus Cristo, abrindo uma trilha para um diálogo permanente sobre a justiça global, a solidariedade entre os povos e a fraternidade social, pilares de uma comunicação humana e democrática.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.