Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dentro de casa, só a verdade

Certa vez, entrevistei meu esposo para o meu canal no Youtube: #emfamília com Paula Guimarães. No fim de cada entrevista, entrego aos convidados uma plaquinha com uma hashtag #naminhacasaéassim, que significa o que não pode faltar na casa de cada um.

Então, ele respondeu com a plaquinha na mão: #naminhacasaéassim… não pode faltar a verdade.

Eu disse: “Mas, às vezes, a verdade pode doer, não é Filipe?”. Rapidamente, ele respondeu: “Mas é a verdade, Paula! E a verdade liberta!”.

Como viver em família mascarando a verdade?

Não sei como é na sua casa, mas você já pode tomar a decisão de assumir a verdade em seu lar. Essa será sempre a melhor escolha.

Podem existir situações complicadas, mas deixe o passado na mão de Deus e siga decidido a viver assim em seu lar. Se você tem filhos, é importante já ir passando para eles, desde os primeiros anos de vida, que a verdade sempre é o melhor caminho. E as crianças são espertas, elas gravam as atitudes mais do que as palavras.

Se elas presenciam os pais mentindo, até mesmo em pequenos atos, eles vão gravar que mentir é normal. E não existem pequenas ou grandes mentiras, mentira é mentira, e ela pode destruir um lar, um relacionamento.

A realidade pode ser dura, mas é preciso a enfrentar com  e transparência; assim, todos entenderão que não podemos fugir dos problemas nem mascarar uma situação. Os problemas temos de enfrentar, e se puder ser junto, será melhor.

Diálogo verdadeiro

No relacionamento do casal, aí que não pode faltar verdade mesmo! Se algo está incomodando seu coração, pergunte, converse, ache o melhor momento, mas não engula para si as dificuldades entre vocês. Isso pode virar um vulcão dentro de você.

Se em seu lar você foi traído e conseguiu perdoar, decidiu continuar junto do seu cônjuge, imagino que você dê mais valor à verdade ainda.

Seja transparente sempre, em qualquer situação! Isso também vale nas despesas financeiras, com o que cada um gasta, como tem empenhado o seu dinheiro. É com os gastos de casa? Tem acumulado dividas com coisas supérfluas?

Transparência e verdade sempre, pois a mentira pode gerar um ciclo vicioso e destrutivo.

Palavra de Deus nos ensina: “Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido.” (Luc 12,2)

Paula Guimarães é missionária da Comunidade Canção Nova, administradora, jornalista, apresentadora da TV Canção Nova e mestre em Comunicação
e Semiótica pela PUC-SP. Ela é autora dos livros “Como ser feliz em família – 15 passos para encontrar felicidade em seu lar”, “Esperança, cadê você? O que fazer para não entrar em desespero” e “TV Canção Nova – A vida por trás das câmeras” pela Editora Canção Nova.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios