Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Rede Sustentabilidade protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Medida Provisória 892 que desobriga as empresas de capital aberto de publicarem  balanços em jornais.

“A retaliação à imprensa por parte de @jairbolsonaro não pode ficar impune. Por isso protocolamos ADI no STF p/ barrar as arbitrariedades do presidente. Se ele não gosta de jornalistas expondo as suas vergonhas, melhor que não as cometa. A Constituição não está aí de enfeite!”, escreveu Randolfe Rodrigues,  líder da oposição ao governo Bolsonaro no Senado Federal.

Na petição, o partido alega que o ato do presidente tem "motivação egoística" e configura “explícito desvio de finalidade da MP”, uma vez que ela altera uma lei que ele próprio sancionou recentemente (Lei 13.818).

Na semana passada, Bolsonaro disse que a MP era uma retaliação aos “ataques que sofria da mídia”.

“Muito mais que uma escolha estatal por meio de lei, a MP, segundo o próprio Presidente, responsável pela norma, tem por fundamento a represália a meios de comunicação, que, fato notório diante de diversas manifestações à imprensa e em suas redes sociais, são seus ‘inimigos’ declarados”, diz a petição.

Com a MP, os jornais devem perder R$ 600 milhões anuais em faturamento. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem criticado a imprensa de forma intensa.

Ontem, ao ser questionado sobre a situação da avó materna da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que foi flagrada aguardando cirurgia em maca no corredor de um hospital em Brasília, ele respondeu “Só podia ser a Folha para tentar estragar o domingo do Dia dos Pais. Dá um tempo aí, ô mané”.

Mais cedo, ao gravar um vídeo em mensagem ao Dia dos Pais, na saída do Palácio dos Planaltos, ele chamou repórteres de urubus. Ao perceber que não havia repórteres no local, indagou aos cinegrafistas.

 “Não tem nenhum urubu aí? Urubu que eu chamo é repórter. Vocês [cinegrafistas] não. Vocês são tropa amiga. Não tem nenhum urubu não?”, disse.

(http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/82458/a+retaliacao+a+imprensa+por+parte+de+jair+bolsonaro+nao+pode+ficar+impune+diz+randolfe+rodrigues)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.