Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Computadores, máquinas de lavar roupa, televisores, secadores de cabelo, videogames, impressoras, celulares, fornos de micro-ondas, ventiladores, mouses, rádios. Aparelhos como estes, que encontravam-se fora de uso em muitas residências e empresas, foram entregues na tarde desta quinta-feira no ponto de coleta organizado pela Ong E-Lixo no estacionamento da Câmara de Vereadores. Cerca de 1,5 tonelada de equipamentos foi descartada no local e será devidamente reciclada.

De acordo com o fundador e diretor da Ong, Alex Gonçalves, a ação realizada no Legislativo foi muito positiva, tanto pela quantidade de material recolhido como pela diversificação dos aparelhos. “A ideia é realizar mais vezes este tipo de coleta aqui. Ações como esta vêm ao encontro do trabalho realizado pela E-Lixo”, afirmou Gonçalves.

Ainda para o diretor da Ong, ações como a realizada nesta quinta em parceria com o Legislativo estimulam a população a descartar o lixo de maneira correta. “Muitas vezes as pessoas têm estes equipamentos que não usam mais em casa ou na empresa mas não sabem o que fazer. Se tiverem um local adequado para levar, com certeza vai diminuir o descarte irregular”, avaliou Gonçalves.

Ação educativa - O empresário Keller Liner Rodrigues explicou que estava esperando uma oportunidade para se desfazer de um aparelho de TV, de secadores de cabelo utilizados no antigo salão de beleza de sua esposa, de um telefone, uma luminária, uma torradeira de pão, de um videogame e até de uma máquina de cartão ponto, antes utilizada na empresa da família. “Aproveitei e trouxe meu filho para ensiná-lo que o descarte tem que ser feito de maneira correta e que ainda podemos ajudar quem tem menos que nós, porque muitos aparelhos aqui são reciclados e doados”, disse, ao lado de Miguel, de cinco anos.

A Ong E-Lixo foi criada em março de 2008 com o objetivo de reciclar componentes eletrônicos, que até então não recebiam a destinação adequada e acabavam por contaminar o meio ambiente. Atualmente a Ong, que realiza coletas em 100 municípios e recicla cerca de 60 toneladas de material eletrônico por mês, é a única do Estado a trabalhar com licença ambiental de operação específica para lixo eletroeletrônico, concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Em abril de 2013, por iniciativa do vereador Roberto Fú (PDT), a E-Lixo recebeu o Diploma de Reconhecimento Público pelo importante serviço que presta à coletividade.

Além das coletas realizadas todas as semanas em diversos pontos da cidade, a E-Lixo recebe equipamentos fora de uso em sua sede, na Rua Ermelindo Leão, 385, no Parque Bom Retiro, fone 3339-0475.

Imprensa/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.