Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Geral 25/09/2017  09h03

Agentes da CMTU realizam mutirão de doação de sangue

Iniciativa, que acontece hoje (25, visa abastecer os estoques do Hemocentro, que atende diversas vítimas de acidentes de trânsito

Agentes e outros servidores da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizam, hoje (25), um mutirão solidário de doação de sangue. A iniciativa ocorre como parte da Semana Nacional do Trânsito em Londrina e visa abastecer os estoques do Hemocentro do Hospital Universitário (HU). A atitude é voluntária e será realizada durante o expediente ou não, já que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prevê a dispensa, uma vez por ano, dos trabalhadores que pratiquem o gesto. Após a doação, os funcionários que se sentirem bem poderão retomar as atividades laborais.

Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da companhia, o convite a participar da ação foi estendido também à Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), forças policiais participantes das atividades da Semana do Trânsito. “Temos 25 colaboradores da CMTU que já confirmaram a doação. Queremos ampliar ao máximo possível a iniciativa para ajudar as pessoas que precisam. Muitas recebem transfusões em função de acidentes de trânsito, então este é um motivo a mais para o mutirão”, explicou.

Para viabilizar as doações, a CMTU e Hemocentro ajustaram a abertura do local em horário diferenciado, a partir das 8h. Normalmente, o espaço está aberto a receber doadores nos dias úteis a partir das 13h. “Além de contribuir com o banco de sangue, o gesto dos agentes tem o intuito de contribuir na conscientização para a causa”, contou Ribeiro.

Para fazer a doação, é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos, apresente documento oficial com foto, esteja em boas condições de saúde e pese acima dos 50kg. Além de outros requisitos, disponíveis no endereço www.uel.br/hu/hemocentro/pages/requisitos-para-doar.php, fatores revelados durante a entrevista prévia com o médico podem impedir o interessado de doar. No entanto, no geral o procedimento é simples, rápido e indolor.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios