Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao todo, 28 estudantes foram premiados na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; entrega de medalhas será no dia 4 de novembro

A Rede Municipal de Ensino de Londrina teve 28 alunos premiados com certificados e medalhas de ouro, prata e bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os alunos contemplados são do 3º ao 5º ano das escolas municipais da Vila Brasil, Mercedes Martins Madureira e Suely Ideriha. Uma solenidade de entrega dos certificados e medalhas aos alunos vencedores será realizada no dia 4 de novembro, às 10 horas, no gabinete da secretária municipal de Educação, Janet Thomas.

Os alunos que foram premiados no evento realizaram uma prova em maio deste ano, mas o resultado oficial foi divulgado somente nos últimos dias. A avaliação teve a participação de 744.107 alunos, distribuídos em 7.895 escolas de todo o Brasil. Em Londrina, 17 escolas, incluindo as três unidades municipais, tiveram estudantes premiados.

Das 28 medalhas conquistadas pelas escolas municipais nesta edição da OBA, 14 são de ouro, 8 de prata e 6 de bronze. Desde 2013, Londrina já teve 187 alunos de escolas municipais premiados neste evento nacional.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, o reconhecimento obtido pelos alunos em um evento nacional é importante, pois estimula o interesse pelos estudos e abre o leque de opções de novas áreas de conhecimento e perspectivas. “Os alunos que participam da prova e são premiados ganham mais vontade para estudar e ainda servem como modelo para os alunos mais novos. Também é importante ressaltar o trabalho de mobilização dos professores e diretores que tomam a iniciativa de inscrever seus alunos no evento”, destacou.

Segundo a professora do Apoio Pedagógico de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Cristina da Silva Borba, o rendimento dos alunos na prova e a premiação conquistada é uma excelente forma de incentivo para toda a rede municipal de educação. “É fantástico poder ver nossos alunos tendo um bom desempenho e recebendo medalhas neste evento. Isso reflete o excelente trabalho que é desenvolvido pelos professores em sala de aula, pois grande parte dos conteúdos aplicados na prova integra a grade curricular de Ciências das escolas. As premiações dos alunos podem servir para motivar mais escolas e alunos a participar das próximas edições dessa Olímpiada”, frisou.

Incentivo – A Escola Municipal Mercedes Martins Madureira, no Jardim Shangri-lá, região oeste, já participa há oito anos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nesta edição do evento, a unidade escolar ganhou seis medalhas, sendo todas elas de ouro. Todos os anos, os alunos da escola são incentivados a realizar a prova, mas principalmente a nutrir o gosto pelos estudos. Quando a avaliação chega para a escola, as questões são analisadas pelos professores, que começam a abordar os conteúdos com os alunos, estimulando-os a fazerem resolução de questões sobre os temas.

De acordo com Ivone Rumiato Aguilar, professora do 5º ano, e coordenadora do projeto dentro da escola municipal desde seu início, a premiação oferecida é uma grande motivação para os alunos, que passam a se esforçar mais e, assim, buscam adquirir mais conhecimentos. “A vontade de conquistar o prêmio é grande e isso influencia outras crianças a também tentar. No entanto, o mais interessante de todo o processo é ver os alunos se empenhando e querendo evoluir. Nesses anos, acompanhei a trajetória de alunos que se interessaram tanto pelas ciências que hoje já estão prestando vestibular e conseguindo obter êxito com aprovação para cursos das áreas afins. Isso nos enche de orgulho”, contou.

Sobre a OBA - Trata-se de um evento aberto a escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, para alunos do 1º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. O propósito central é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, proporcionando a difusão desses conhecimentos de forma lúdica e cooperativa. Isso ocorre por meio de uma grande mobilização nacional que envolve, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas. Mais informações e notícias sobre o evento podem ser encontradas no endereço eletrônico www.oba.org.br .

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Medalhas das escolas municipais de Londrina na XIX OBA

ESCOLAS MUNICIPAIS

Nº Alunos

OURO

PRATA

BRONZE

Escola Municipal da Vila Brasil

13

1

6

6

Escola Municipal Mercedes M. Madureira

6

6

   

Escola Municipal Suely Ideriha

9

7

2

 

TOTAL de medalhas

28

14

8

6

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.