Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima quarta-feira (16), às 13h30, 116 alunos de 56 escolas municipais de Londrina participam de uma atividade socioeducativa sobre a paz, quando serão empossados como Embaixadores Agentes da Paz, firmando o compromisso de levar, a seus colegas e escola, o convite para participar do “Movimento pela Paz e Não-Violência”, em Londrina. A atividade faz parte das ações do 5º Embaixadores Agentes da Paz e será na Associação dos Empregados da Embrapa, rua Ernani Lacerda de Athayde, nº 1.180, Gleba Palhano. A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, deve estar presente da cerimônia.

A coordenadora de Projetos Pedagógicos, da Secretaria Municipal de Educação, Francielle Barrinuevo Zambon, destacou que construir uma cultura da paz envolve fomentar, nos alunos, a compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. “Com isso, o nosso aluno se torna um agente facilitador da cultura de paz na escola e no seu entorno, atua em prol da rejeição da violência e em práticas promotoras da paz, que inclui como evitar brigas no interior e entorno da escola”, disse.

Durante a atividade, os alunos, acompanhados de seus professores, participam de atividades recreativas e palestras que vão reforçar todos os conceitos já apresentados; além do 2º Abraço pela Paz dos Embaixadores 2016. Após as atividades, cada aluno irá receber uma carteirinha de Embaixador Agente da Paz.

Os estudantes também vão receber o convite para participarem, todos os sábados, das atividades da Organização Não-Governamental (ONG) Clube Aventureiros do Amanhecer, que promove a ação. A ONG realiza diversas atividades de campismo e educação ambiental na sede da Patrulha Escolar, no Lago Igapó, sempre de forma lúdica.

Eles também serão convidados a participar, durante todo o ano, de atividades que o movimento realiza, como o Acampamento pela Cultura de Paz (Acampaz), realizado em setembro. Para os professores, que acompanharam e apoiaram os alunos durante todo o processo, vai haver uma homenagem e um sorteio de um vale compras.

Seleção - Ao todo, 4.971 alunos de 207 turmas dos quintos anos das escolas municipais de Londrina participaram do processo de formação, para receberem o título de Embaixador Agente da Paz. As unidades participantes receberam uma prancha, que continha um espaço para que os alunos fizessem um desenho com o tema da paz, além de um jogo de “caça-palavras” e um "ache o melhor caminho". Com esse material, os professores trabalham conceitos de cultura de paz e não-violência, desarmamento infantil, e o que é ser um Embaixador Agente da Paz. A seleção dos 116 alunos ocorreu por meio de sorteio.

Esta é a quinta edição dos Embaixadores Agentes da Paz e é realizado pela ONG Clube Aventureiros do Amanhecer, com apoio do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Educação, ONG Londrina Pazeando e grupo Capítulo União Londrinense da Ordem Demolay. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.