Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O  “Aparecida Debate” que vai ao ar às 21h30 desta terça (02/11), Dia de Finados, vai falar sobre essa antiga tradição da igreja católica de orar pelos finados. Dentro do tema, o programa da TV Aparecida destacará as consequências da pandemia no sentimento de perda dos entes queridos.  

Desde o século 13, o dia 2 de novembro é dedicado à memória dos falecidos, incluindo orações e celebrações. A produção, apresentada pelo jornalista Eduardo Miranda, mostrará que a data ganhou um significado ainda mais especial, já que a pandemia do coronavírus deixou milhares de famílias enlutadas, com a perda de mais de 600 mil vidas aqui no Brasil. Alguns sequer conseguiram se despedir, transformando esse processo de luto, ainda mais doloroso. Dentro de todo esse contexto, o programa fará os seguintes questionamentos: como devemos lidar com esse sentimento, já que o distanciamento social só fez aumentar a dor da perda? O que representa a morte no plano espiritual? E por que tanta gente ainda tem medo de morrer?

Entre os convidados que irão debater o tema está o Padre José Wilson Correia da Silva, diretor do Instituto Camiliano da Pastoral da Saúde. O religioso também é capelão hospitalar do Hospital Regional de Itapevi e coordenador geral da pastoral da saúde hospitalar das Unidades Hospitalares Camilianas da região sudeste. É autor do livro “Assistência espiritual hospitalar em tempo de pandemia, apreciação de um capelão”. O programa conta ainda, com Teresa Vera de Sousa Gouvêa, psicóloga, graduada pela Universidade de Taubaté, São Paulo. Ela também é especialista em terapia familiar e de casal pela PUC de São Paulo e especialista em luto pelo Instituto de Psicologia de São Paulo. Professora no curso de especialização em Suicidologia, Teresa é autora do livro “Laços e lutos”, da editora Multifoco.

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.