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Geral 20/11/2021  11h36

As grandes tendências tecnológicas para melhor a experiência dos clientes

O mundo está mundo e, junto com ele, as empresas e as tendências de tecnologia atuais que existem para melhor a experiência dos clientes com as empresas.

Fonte: unsplash.com

A experiência do cliente na era digital está em constante evolução. As tecnologias de ponta emergentes no terreno digital em constante mudança mudaram a maneira como os clientes interagem e trabalham. Você quer ficar à frente no mundo cada vez mais competitivo dos negócios? Construir uma experiência sólida para o cliente é o que você realmente precisa.

Uma estratégia de experiência do cliente sólida pode ser a diferença entre sua marca e seu concorrente mais próximo em 2021. Existem muitos reis que dominam a indústria de desenvolvimento de aplicativos e web hoje. O conteúdo é rei. O produto é rei. E acima de tudo, o cliente é rei. Às vezes, parece como fazer uma justificativa de tcc pronta, onde é necessário uma real dedicação para que aquilo dê certo.

Este ano é apresentado o conjunto de tendências tecnológicas que ajudam a moldar a experiência do cliente.

Tendências na experiência digital do cliente nas quais as empresas devem se concentrar em 2021

Uma excelente Experiência do Cliente integrada com as tecnologias da nova era é a necessidade do momento. Vamos descobrir algumas das tendências emergentes na experiência do consumidor digital.

Chatbots inteligentes para substituir esforços humanos

Graças aos avanços na tecnologia de IA, os chatbots não são mais peças de exibição robóticas. Agora eles estão substituindo os esforços humanos e também reduzindo as despesas gerais. Hoje, os bots de bate-papo se dedicam a conversar com os consumidores, ajudando-os a resolver seus problemas e prestando serviços à sua porta.

Os chatbots são usados ​​para reduzir a carga de trabalho e podem ser configurados para lidar com consultas gerais e passar informações específicas para departamentos ou funcionários designados. Ajuda as empresas a resolver as dúvidas dos clientes sem aumentar suas despesas gerais.

O surgimento de chatbots baseados em IA e a implantação de 5G oferecem novas oportunidades para oferecer uma experiência personalizada ao cliente.

A transmissão de vídeo ao vivo aumentará ...

A próxima geração será digitalizada ao vivo. Quando se trata de sites de comércio eletrônico, é uma grande oportunidade para você se comunicar com seus clientes da maneira mais exclusiva. Encontre estratégias para integrar o streaming de vídeo ao vivo às operações, como o lançamento de novos produtos ou sessões de perguntas e respostas, e impulsione o sucesso do seu negócio.

IA para melhorar a experiência do cliente

Mais e mais empresas estão transferindo seus dados isolados de clientes por vários canais para uma única plataforma onde todos os dados podem ser acessados ​​e recebidos. Os dados são elaborados de forma inteligente e tendem a fornecer experiências personalizadas ao cliente.

Tecnologias, incluindo aprendizado de máquina e inteligência artificial podem ler, organizar e usar dados centralizados em uma escala que excede as capacidades dos humanos.

Por exemplo, o uso de soluções de experiência do cliente com tecnologia de IA pode ajudar a identificar, mapear e rastrear dados do cliente em tempo real e criar experiências personalizadas com base em diferentes opções e preferências.

Há pouco mais de um ano, o aplicativo Aarogya Setu foi lançado como um aplicativo de rastreamento de contatos desenvolvido pelo governo indiano para rastrear pessoas infectadas com a doença e alertar as pessoas sobre sua proximidade.

O aplicativo funciona em tempo real. O aplicativo Aarogya Setu intimida os usuários se eles abordarem uma pessoa com sintomas COVID-19 com a ajuda do Bluetooth do telefone e dos dados de localização.

Quase 45% da receita global virá da demanda dos clientes impulsionada pela IA devido à hiperpersonalização e acessibilidade aprimorada, com uma participação de US $ 15 trilhões na economia global até 2030.

2021 será um ano promissor para a Experiência Digital do Cliente

Resumindo, 2021 está trazendo novos desafios para a experiência digital do cliente. Os clientes de hoje são mais avançados e exigentes no que diz respeito à qualidade e entrega, pois sabem muito bem o que querem e precisam. E as empresas só precisam prever o comportamento de seus clientes analisando seus padrões de navegação.

A digitalização está batendo em nossas portas com as mais inovadoras soluções digitais centradas no cliente que aprimoram a experiência do cliente. Tudo o que é necessário é adotar as tecnologias mais recentes para atender às necessidades do cliente e fornecer uma experiência inevitável.

Redes sociais

Alguns dos canais mais importantes para interagir com os clientes são as redes sociais. Facebook e Twitter foram as plataformas mais utilizadas pelos brasileiros em 2021. O Facebook tem uma preferência de 29% dos consumidores para o contato com empresas, atrás apenas do e-mail.

Da mesma forma, a empresa anunciou que os níveis de satisfação no serviço através do Facebook rondam os 90%.

Omnichannel

O serviço Omnichannel refere-se ao fato de que um mesmo agente pode atender às solicitações dos clientes por diferentes meios: por telefone, e-mail, redes sociais, plataformas de mensagens ou chats em aplicativos ou sites. O atendimento omnicanal será importante nos próximos 5 anos.

Chatbots

Com a pandemia do COVID-19, aumentou o tráfego de chamadas e solicitações pelos canais digitais, mesmo os canais de comunicação ficaram saturados e o tempo de espera aumentou.

A forma como as empresas conseguiram canalizar o aumento do tráfego foi através dos chatbots, que são desenvolvimentos baseados em inteligência artificial, capazes de resolver alguns pedidos de forma automática. Esse tipo de tecnologia compreende 95% das solicitações e a satisfação do cliente chega a 95%.

Menus interativos

Outro tipo de ferramenta que complementará os chatbots são as soluções de tecnologia de resposta de voz interativa (URA), que buscam aliviar a saturação nos canais de comunicação, além de reduzir o tempo de espera.

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