Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma recém-nascida com complicações renais foi transferida no último sábado (01/10) de Cornélio Procópio (PR), para receber atendimento médico em Curitiba (PR). O transporte foi feito pelo avião Falcão 06 - baron, que pertencia ao traficante Fernandinho Beira Mar e atualmente integra a frota do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para ações de resgate. A aeronave foi doada para operações de segurança pública pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O avião possui equipamentos de última geração para este tipo de atividade, garantindo a sobrevida da paciente - o percurso foi feito em apenas uma hora, tempo que subiria para cinco horas por terra. Após o transporte, o bebê foi encaminhado ao Hospital Pequeno Príncipe.

De acordo com o oficial de Relações Públicas do BPMOA, tenente João Paulo de Toledo Lazaroto, a equipe foi acionada pelo Samu de Cornélio Procópio e chegou ao Aeroporto do Bacacheri, na Capital, em uma hora.

“Essa agilidade foi muito importante. A criança de 12 dias nasceu prematura e sua irmã gêmea faleceu no parto. Ela sobreviveu, mas apresentou complicações renais e precisou ser trazida à Capital para receber cuidado médico especializado”, explica o tenente Lazarotto. 

De acordo com o tenente, o avião Falcão 06, usado na missão, um Beechcraft Baron BE58, foi doado à Polícia Militar pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Antes de ser empregado em missões desse tipo, a aeronave tinha a função inversa, para atividades ilícitas”, explica. O avião tem capacidade para transportar quatro passageiros e alcança velocidade de 330 quilômetros por hora em voo cruzeiro, com autonomia de 5,5 horas, conta o tenente.

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas instalou novos equipamentos médicos no Falcão 06, o que viabilizou o transporte aeromédico com as condições necessárias para garantir a sobrevida de pacientes, modernização homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

BPMOA - O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), pertencente à Base Norte, está sediado no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba (PR). Foi criado em 27 de Outubro de 2010 com o objetivo de atuar na Aviação de Segurança Pública no Paraná, apoiando missões de policiamento, resgate, transporte aeromédico e defesa civil. O batalhão conta com cinco aeronaves - três helicópteros e dois aviões.

Atualmente, a unidade está subordinada ao Subcomando-Geral da Polícia Militar do Paraná e conta com um efetivo especializado composto por policiais e bombeiros militares, com a finalidade de garantir operações de voo seguras e capazes de suprir a demanda existente.

EXPANSÃO – Em 28 de agosto deste ano, o BPMOA comemorou quatro anos de implantação de uma plataforma em Londrina (PR). A Base, que cobre a região Norte e o Norte Pioneiro do Estado, já prestou 1.271 atendimentos em missões policiais e de bombeiros. As ações na região contam com um helicóptero e tripulação completa, composta por comandante, co-piloto, dois tripulantes operacionais multimissão - que podem agir em qualquer uma das situações atendidas pelo BPMOA - um médico e um enfermeiro.

AEN

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto: Divulgação BPMOA/Polícia Militar do Paraná
Foto: Divulgação BPMOA/Polícia Militar do Paraná
Foto: Divulgação BPMOA/Polícia Militar do Paraná
Foto: Divulgação BPMOA/Polícia Militar do Paraná
Foto: Divulgação BPMOA/Polícia Militar do Paraná
Foto: Divulgação BPMOA/Polícia Militar do Paraná

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.