Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É uma iniciativa da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional; em Londrina conta com apoio da Prefeitura

Será realizado, na próxima segunda-feira (20), o lançamento do “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” no município de Londrina. Promovido pela primeira vez no Brasil, o evento tem como finalidade valorizar o ensino da matemática, do raciocínio lógico e o desenvolvimento da educação no País, envolvendo governos, sociedade civil, escolas e a comunidade em geral. Em Londrina, o lançamento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia será às 15 horas, no Colégio Mãe de Deus, na Avenida Rio de Janeiro, 670, centro.

Participam da solenidade alunos do ensino fundamental e médio, representantes de escolas públicas e privadas, professores, diretores e educadores, além de lideranças políticas regionais e nacionais. Também será feito o lançamento da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017).

O Biênio da Matemática é uma iniciativa da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, com coordenação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemáticos (SBM). No biênio 2017-2018, Londrina terá ações em todas as escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas estaduais e particulares, com a participação de instituições de ensino superior e entidades da região.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, informou que um planejamento está sendo elaborado para que as unidades escolares municipais promovam, neste período, diversas atividades para professores e alunos, visando o desenvolvimento de projetos de valorização da matemática por meio de exercícios específicos, práticas e abordagens lúdicas.“Este evento é uma grande oportunidade para que o ensino de matemática entre na agenda de todos os que estão envolvidos na Educação. Com certeza, isso trará grandes resultados ao Município”, disse.

Biênio da Matemática – Para fortalecer o ensino da disciplina da matemática e disseminar ações educativas pelo Brasil, o “Biênio da Matemática” terá, em 2017 e 2018, diversos eventos e atividades que colocarão em destaque a Matemática, a Ciência e a Tecnologia. Nesse período, o Brasil sediará dois eventos de relevância internacional: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), com a participação de mais de 140 países, e o renomado Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), que tem 128 anos de existência e 27 edições. Trata-se do maior e mais conceituado evento da Matemática mundial.

Serão contemplados com as atividades estudantes, professores, pesquisadores, cientistas e o público em geral.Todas as informações e a programação de eventos do Biênio da Matemática estão disponíveis no endereço www.bieniodamatematica.org.br .

Brasileiro premiado – Uma das presenças confirmadas no lançamento do “Biênio da Matemática” em Londrina, nesta segunda-feira (20), é o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do Rio de Janeiro, Marcelo Miranda Viana da Silva, que irá ministrar uma palestra.

Matemático reconhecido internacionalmente, Viana é o primeiro brasileiro e primeiro matemático, juntamente com François Labourie, a receber o “Grande Prêmio Científico Louis D.”, principal premiação científica da França, oferecido pelo “Institut de France”.

Com graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990), ele é membro do Comitê Executivo do Conselho Matemático das Américas (“Mathematical Council of the Americas”), editor de diversas revistas de circulação internacional e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Além da palestra, o evento ainda terá uma apresentação musical com a Escola de Música Sol Maior.
Iniciativa - O “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” foi viabilizado por iniciativa legislativa dos deputados federais Alex Canziani, Pedro Fernandes e Wilson Filho. Foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 7 de novembro de 2016, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

Em 2015, no último exame do “Programme for International Student Assessment” (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os brasileiros ficaram na 66ª posição dentre 72 países pesquisados, terminando os exames 70% abaixo do esperado na matemática.

Por isso, a intenção do projeto é estimular ações positivas no sentido de reforçar a abordagem do raciocínio lógico e abstrato e dar força ao ensino da matemática no Brasil, o que contribuirá para que o país melhore sua colocação nas avaliações existentes.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.