Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Negociações para acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia também farão parte da agenda bilateral entre os dias 1º e 3 de fevereiro

Hoje, dia 1º, em Brasília, a presidenta da República, Dilma Rousseff, recebe o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev. Os destaques da agenda serão as ações de comércio, investimentos, ciência, tecnologia e educação, além da agenda global. Está prevista, ainda, a assinatura de Acordo de Previdência Social, e de Memorando de Entendimento entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Ministério da Educação e da Ciência da Bulgária.

Atualmente, Brasil e Bulgária possuem acordos em vigência, entre eles, a parceria dentro do Ciências sem Fronteiras. Por meio do programa, estudantes brasileiros têm a possibilidade de estudar em universidades búlgaras.

O Brasil e a Bulgária estabeleceram relações diplomáticas em 1934. Desde 2012, o fluxo de comércio entre ambos os países atingiu recorde histórico, com a operação de "leasing" de nove jatos comerciais E-190 da Embraer pela Bulgaria Air. Em 2015, a corrente de comércio bilateral foi de US$ 161 milhões, com superávit de US$ 74,81 milhões em favor do Brasil.

O presidente Plevneliev também presidirá encontros empresariais nas sedes da CNI, em Brasília, e da FIESP, em São Paulo. Além disso, terá encontro com a comunidade do país em São Paulo.

A comitiva búlgara contará com empresários, incluindo representantes dos setores farmacêutico, petrolífero, de informática e do agronegócio.

Asimp/Ministério das Relações Exteriores

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.