Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na catequese desta quarta-feira, 25, Francisco destacou a importância dos diáconos para a Igreja e condenou a prática da calúnia

Na Audiência Geral de ontem, 25, realizada na Praça de São Pedro, o Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos para “seguir a viagem do Evangelho no mundo”. O Pontífice destacou que o evangelista Lucas mostra, com realismo, a fecundidade dessa viagem e o surgimento de alguns problemas na comunidade cristã. “Como harmonizar as diferenças que existem dentro da comunidade cristã sem que ocorram contrastes e divisões?”, questionou inicialmente o Santo Padre.

Aos milhares de fiéis e peregrinos, o Papa frisou: “A comunidade não acolhia somente os judeus, mas também os gregos, ou seja, pessoas provenientes da diáspora, não judeus, com suas culturas e sensibilidades. Também de outra religião. Nós, hoje, dizemos ‘pagãos’. Eles eram acolhidos. Essa coexistência determina equilíbrios frágeis e precários, e diante das dificuldades emerge o ‘joio’. E qual é o joio que destrói a comunidade? O joio da murmuração, o joio da fofoca. Os gregos murmuram pela falta de atenção da comunidade em relação às viúvas”.

 “Como os apóstolos agem diante desse problema?”, indagou o Pontífice, que respondeu: “Iniciam um processo de discernimento que consiste em considerar bem as dificuldades e procurar soluções em conjunto. Encontram uma saída ao dividir as tarefas por um crescimento sereno de todo o corpo eclesial e para não transcurar a ‘corrida’ do Evangelho e a atenção aos membros mais pobres”.

Francisco cumprimentou as crianças minutos antes da Audiência Geral desta quarta-feira, 25/ Foto: Vatican Media

O Papa recordou que, com o tempo, os apóstolos adquiriram a consciência de tinham como vocação principal à oração e à pregação da Palavra de Deus, ou seja, rezar e anunciar o Evangelho, e resolveram o problema instituindo um grupo de sete homens de boa fama, repletos do Espírito Santo e de sabedoria, que, depois de receberem a imposição das mãos, se encarregaram de servir às mesas.

 “Os diáconos são criados para isso, para o serviço. O diácono, na Igreja, não é um segundo sacerdote. Não, não. É outra coisa. O diácono não é para o altar não, é para o serviço. Ele é o guardião do serviço na Igreja. Quando um diácono gosta muito de ir para o altar, ele está errado. Este não é o seu caminho, e os apóstolos criam os diáconos. Essa harmonia entre serviço à Palavra e serviço à caridade é um fermento que faz crescer o corpo eclesial”, sublinhou.

Entre os sete “diáconos” criados pelos apóstolos, o Santo Padre destacou Estevão e Felipe. “Estevão evangeliza com força e parresia (audácia), mas sua palavra encontra resistências. Não encontrando outra maneira de fazê-lo desistir, os seus adversários escolhem a solução mais mesquinha para aniquilar um ser humano, ou seja, a calúnia ou falso testemunho. Nós sabemos que a calúnia mata. Sempre. Esse “câncer diabólico”, que nasce do desejo de destruir a reputação de uma pessoa também agride o resto do corpo eclesial e o danifica seriamente quando, devido a interesses mesquinhos ou para encobrir as próprias falhas, se aliam para difamar alguém”, alertou.

Papa na Praça São Pedro/ Foto: Vatican Media

“Levado ao Sinédrio e acusado de falso testemunho, fizeram o mesmo com Jesus e o mesmo farão com todos os mártires: falsos testemunhos, calúnias”, frisou Francisco. Estêvão proclamou uma releitura da história sagrada centrada em Cristo para se defender. “A Páscoa de Jesus morto e ressuscitado é a chave de toda a história da Aliança. Estêvão denuncia, corajosamente, a hipocrisia com a qual os profetas e o próprio Cristo foram tratados. ‘A qual dos profetas os pais de vocês não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual agora vocês se tornaram traidores e assassinos’. Não usa meio termo, Estêvão fala claro, diz a verdade”.

A atitude de Estevão causou uma reação violenta dos ouvintes, e o diácono foi condenado à morte. “Ele coloca a sua vida nas mãos do Senhor e a sua oração é linda naquele momento: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. Depois, dobrou os joelhos e gritou forte: ‘Senhor, não os condenes por este pecado'”. De acordo com o Pontífice, as palavras de Estevão ensinam que não são os bonitos discursos que revelam a identidade de homens e mulheres como filhos de Deus, mas apenas o abandono da vida nas mãos do Pai e o perdão aos que ofendem e mostram a qualidade da fé.

Chegada de Francisco para a catequese desta quarta-feira, 25/ Foto: Vatican Media

“A Igreja de hoje é rica de mártires – hoje, existem mais mártires do que no tempo do início da Igreja, e os mártires estão por toda parte –; a Igreja é irrigada pelo seu sangue, que é a “semente de novos cristãos” e garante crescimento e fecundidade ao povo de Deus. Os mártires não são ‘santinhos’, mas homens e mulheres de carne e osso que, como diz o Apocalipse, ‘lavaram suas vestes, tornando-as brancas no sangue do Cordeiro’. Eles são os verdadeiros vencedores”, concluiu o Papa.

(Canção Nova/com Vatican News)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.