Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (21), das 13 às 17 horas, a Ong E-Lixo estará no estacionamento da Câmara de Vereadores para receber aparelhos eletroeletrônicos fora de uso. A parceria entre o Legislativo londrinense e a Ong tem por objetivo facilitar o descarte correto do lixo eletrônico por parte da população. Telefones celulares, computadores, televisores, geladeiras, fogões, câmeras fotográficas e filmadoras, aparelhos de DVD, liquidificadores, rádios, entre outros aparelhos, poderão ser entregues, desde que contenham sua parte mecânica ou placa eletrônica.

“O aparelho pode estar quebrado ou queimado, mas é importante que apresente todos os seus componentes eletrônicos para que a reciclagem gere valores capazes de compensar os custos da coleta”, explica o responsável pelo setor financeiro da E-Lixo, Carlos Lhamas Ferreira. É importante lembrar que durante a ação ambiental que será realizada no estacionamento da Câmara de Vereadores não serão aceitas pilhas e lâmpadas. Algumas lojas de material de construção e redes de supermercados possuem depósitos específicos para estes materiais.

Risco de contaminação - De acordo com Ferreira, atualmente a Ong londrinense é a única do Estado a trabalhar com licença ambiental de operação específica para lixo eletroeletrônico, concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Por conterem metais pesados em seus componentes, como mercúrio, berílio e chumbo, estes aparelhos não devem ser descartados no lixo comum, sob risco de contaminação do meio ambiente. Fundada em 2008, a E-Lixo recicla cerca de 90 toneladas de produtos eletroeletrônicos por mês.

Segundo diretor-geral da Câmara, Ronan Botelho, a preocupação com a preservação ambiental foi a principal motivação da iniciativa. “Conhecemos o histórico da Ong E-Lixo, sabemos que a entidade faz um importante trabalho no sentido de evitar que eletroeletrônicos cheguem aos fundos de vale e outros locais impróprios”, afirma Botelho, destacando ainda os projetos sociais desenvolvidos pela entidade. “Muitas vezes três máquinas fora de uso são transformadas em uma que torna-se útil para alguém. Já aquelas que não podem ser recuperadas ganham a destinação correta, sem oferecer riscos de contaminação ao ambiente”, reforça.        

IMPRENSA ASCOM/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.