Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre os dias 01 e 18 de fevereiro de 2018 estará ocorrendo a Segunda caminhada internacional do Caminho das Missões. O roteiro sairá das Cidades de Corpus e San Ignácio (Mini), na Província de Missiones, Argentina e depois de 420 km chegará a Santo Ângelo – RS – Brasil.

A primeira caminhada ocorreu de 12 a 29 de outubro de 2017 e reprisa a grande oportunidade de uma caminhada épica nas velhas estradas dos Jesuítas e Guaranis. São 5 Patrimônios Culturais da Humanidade, um conjunto importante de patrimônios nacionais e cidades encantadoras, todas ligadas aos 160 anos (1609 e 1768) da “principal experiência do cristianismo”, como diz Muratori no seu livro ‘Cristianismo Feliz dos Jesuítas na América’, de 1742.

Com a criação da Província Jesuítica do Paraguai, viveu-se um modelo único na humanidade, reconhecido pela UNESCO, no documento que torna as Missões Patrimônio Mundial, como “uma experiência sem precedentes na história dos povos”. O mundo redescobre a ‘grande experiência’ e o MERCOSUL se prepara para mostrar o maior roteiro de caminhadas da América em setembro de 2018 quando as caminhadas sairão do Paraguai, daí com 30 dias de peregrinação, unindo os 30 Povos Missioneiros.

Pesquisa realizada indicou o que os peregrinos pensam sobre as caminhadas: “É uma experiência única, onde se pode sentir o desvencilhamento de tudo aquilo que incomoda o interior da gente... Essa viagem foi intensa, única e transformadora. Saí do Caminho das Missões com a certeza de que vou voltar”. “Mudou os conhecimentos históricos referentes à vida dos Guaranis e Jesuítas, além das características da cultura gaúcha e seu povo acolhedor”. “Trouxe-me uma experiência indescritível do ponto de vista emocional, testando limites do corpo físico e alimentando o corpo espiritual com toda a atmosfera que inunda o caminho.

Preenche-nos de forma a desfrutarmos sensações inexplicáveis”. Outro diz: “como turismo, paisagens fantásticas de coxilhas com plantações e reservas de matas que nos fazem sublimar o cansaço e desgastes. Vale apena!”. “Aprendi com longas caminhadas que precisamos muito menos do que carregamos na vida. Hoje procuro ser mais leve, viver mais leve, andar mais leve. Essa caminhada é um marco em minha vida”.

A caminhada internacional se transforma em nacional no Brasil com a sequencia do roteiro, pois enquanto da Argentina estão caminhando, nos dias 05/02 à 18/02 - 14 Dias, tem-se – São Borja a Santo Ângelo, sendo que de 05/02 a 10/02 - 06 Dias - São Borja a São Nicolau, onde os dois grupos se encontram e formam um terceiro grupo que sai de São Nicolau, então de 10/02 a 18/02 - 08 dias à Santo Ângelo. Este grupo passa por São Miguel e recebe novos peregrinos, daí com datas de 15/02 a 18/02 - 03 dias - São Miguel à Santo Ângelo.

Há outro grupo de caminhada de três dias que sai de São Miguel das Missões no período do carnaval - 10/02 a 13/02 - 03 dias e que peregrina até Santo Ângelo.

Para outras informações pelo site:  www.caminhodasmissoes.com.br

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios