Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) está recebendo, até o dia 30 de dezembro, doações de Imposto de Renda para a campanha “O futuro é agora - 2015”. O valor arrecadado anualmente é utilizado pelo CMDI, com apoio técnico da Secretaria Municipal do Idoso, para beneficiar e melhorar a qualidade de vida da comunidade idosa londrinense. Podem colaborar pessoas físicas e jurídicas, através da destinação de parte do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (FMDI).

O repasse de valores para pessoas físicas pode ser de até 6% do Imposto de Renda devido. No caso de pessoas jurídicas, o teto é de 1%. Para participar, é preciso entrar em contato, por e-mail (cmdi_londrina@yahoo.com.br) ou por telefone (3372-4509), informando dados pessoais e qual o valor da doação. Em seguida, o contribuinte recebe um boleto para pagamento, com vencimento até 30 de dezembro de 2015. No ano seguinte, durante a declaração do Imposto de Renda, o valor da doação poderá ser utilizado para abatimento, utilizando o recibo de pagamento do boleto.

Com o valor arrecadado em 2014 para o Fundo Municipal, o CMDI aprovou neste ano a construção de um centro de convivência para a pessoa idosa (CCI) na região norte de Londrina. De acordo com a secretária do CMDI e gerente de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal do Idoso, Fernanda Serenário, a região norte possui a segunda maior população de idosos da cidade, cerca de 16 mil pessoas. “O novo centro, localizado na avenida Saul Elkind, vai atender pelo menos 1.200 pessoas por mês. O projeto está na fase final de licitações, e a entrega deste CCI está prevista para 2017. A comunidade vai contar com um local totalmente equipado, em uma região de grande demanda”, afirmou.

Para Fernanda, a destinação do imposto para o fundo municipal é uma forma de investimento local. “Essas doações tratam-se de um valor que a pessoa obrigatoriamente tem que pagar. No entanto, ao invés de encaminhar tudo para a União, direciona uma parte para a cidade. Aqui, o recurso é utilizado de maneira eficiente, transparente, com prestação de contas anual de toda arrecadação. Além disso, as pessoas podem ver as mudanças no município, feitas graças a essas doações”, explicou.

Fernanda destacou que parte dos valores a serem arrecadados poderão ser direcionados a entidades assistenciais filantrópicas, desde que atendam pessoas idosas. Isso já ocorreu em 2013 e 2014. Na época, foram beneficiados o Lar das Vovozinhas Gilda Marconi, Lar dos Vovôs Raul Faria Carneiro, Lar Maria Tereza Vieira, e São Vicente de Paulo de Londrina. “Caso essa proposta seja aprovada nas reuniões do CMDI, que retornam em fevereiro, iremos divulgar os editais. As publicações devem definir quais as normas, requisitos para participação e que valores serão repassados”, disse.

O presidente do CMDI, Manoel Rodrigues do Amaral, enfatizou a importância da participação de empresas e pessoas na realização das políticas de assistência aos idosos na cidade. “Essas doações são muito importantes, pois Londrina só tem a ganhar com esses recursos. Uma pequena porcentagem do imposto de uma empresa faz uma grande diferença para o nosso trabalho”, disse.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.