Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma campanha lançada nesta quinta-feira (17) pelo Governo do Paraná sobre racismo institucional viralizou nas redes sociais. O vídeo, publicado no Facebook, Twitter e no Youtube do governo, faz parte das mobilizações do Mês da Consciência Negra e, até o final da tarde de quinta, foi reproduzido mais de 2 milhões de vezes e teve 63 mil compartilhamentos. Até então, a campanha alcançou cerca de 8 milhões de pessoas somente no Facebook. 

A peça foi encomendada pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e pela Assessoria Especial de Juventude, e tem o objetivo sensibilizar as pessoas para atitudes que estão intrínsecas nos comportamentos da maioria da população brasileira e que muitas vezes não são reconhecidas como racistas. A campanha conta ainda com um site – www.contraracismo.pr.gov.br – e com peças gráficas para jornais e revistas. 

O VÍDEO – Por meio de um experimento com profissionais de RH, o vídeo demonstra a diferença de tratamento entre pessoas brancas e negras. Os profissionais são separados em dois grupos. O primeiro analisa imagens de pessoas de pele branca executando tarefas do dia a dia, como limpar a casa e cuidar de um jardim. O segundo grupo analisa as mesmas imagens, mas com pessoas de pele negra. 

O resultado é que os profissionais que participaram do experimento avaliam as pessoas negras como em posição social inferior a dos brancos. “Estes profissionais são os responsáveis por fazer a triagem dos currículos em uma seleção de emprego, e o experimento mostra que os negros acabam preteridos por causa da cor da pele”, disse o assessor especial da Juventude, Edson Lau Filho. 

“A campanha demonstra que o racismo existe e só quando admitimos que há essa barreira é que podemos superá-la. Precisamos falar sobre o racismo para combatê-lo. É uma quebra de paradigmas”, afirmou Lau. 

RACISMO INSTITUCIONAL – A peça apresenta, ainda, alguns dados do IBGE e do Dieese que corroboram a tese do racismo institucional, como a diferença salarial entre brancos e negros e a influência da cor da pele na vida profissional. 

Veja o vídeo:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=PbCZzEaCMOI

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.