Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (03), em Londrina, a campanha Trate bem o seu solo, destinada a recuperar os solos degradados por práticas incorretas de cultivo e pelas fortes chuvas do ano passado. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou do lançamento que aconteceu no Parque de Exposições Ney Braga.

A campanha é uma iniciativa da Emater Regional de Londrina e destina-se, na primeira etapa, a atender os 22 municípios da região que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

A Sociedade Rural do Paraná, o Sindicato Rural Patronal de Londrina e a Amepar são parceiras da Emater no projeto que, segundo Ortigara, é indispensável à economia da região onde a agricultura é a principal atividade econômica.

“O Paraná retrocedeu na preservação do solo porque a agricultura extensiva incorporou novas técnicas, entre elas o plantio direto, desprezando o terraceamento, facilitando a erosão. O uso de máquinas cada vez maiores, por sua vez, contribuiu para a compactação do solo, o que compromete sua irrigação e fertilidade”, acrescentou Ortigara.

NA PRÁTICA - O lançamento da campanha coincide com o fim da safra de inverno e o início da safra de verão (meses de agosto e setembro), período ideal para ações de conservação. A campanha divulgará também as políticas públicas em vigor no Estado, as obrigações legais, as inovações tecnológicas e as ferramentas para enfrentar a erosão de solo.

O Paraná já desenvolve os programas Microbacias, Plante seu Futuro e Pró-solo, destinados à preservação e recuperação do solo. O Trate bem o seu solo associa-se a eles em função da emergência da situação. Associações de classe, técnicos, agricultores e prefeituras terão assessoramento da Emater para elaborar um plano de preservação permanente.

De acordo com o gerente regional do instituto Sergio Luiz Machado, os agricultores serão incentivados a procurar o órgão estadual até o final de agosto para buscar orientação para a elaboração de um plano de manejo, que deverá ser planejado em um ano e implementado em até três anos. “A partir daí teremos que aplicar a Lei do Solo, que prevê sanções”, adverte o secretário de Agricultura.

Técnicos agrícolas estão sendo treinados desde julho para a campanha. O objetivo é disponibilizar 2 mil deles para atender os agricultores. Machado explicou que as prefeituras serão incentivadas a criar conselhos de desenvolvimento rural, fortalecer cooperativas e associações de produtores e elaborar planos de desenvolvimento agrícola.

“Essas ações são necessárias para mantermos a vanguarda no bom uso do solo”, disse o prefeito de Centenário do Sul e presidente da Amepar, Luiz Nicássio. “Afinal, o solo é o nosso maior patrimônio”.

Estiveram presentes no lançamento da campanha Trate bem o seu solo os presidentes da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Eduardo Rossi Brandão, e do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Narciso Pissinati, além de técnicos, produtores, prefeitos, diretores de institutos de pesquisa.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.