Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Criado em 2003 para proporcionar aulas de tênis a crianças e adolescentes da rede pública de ensino, o Instituto Ícaro, de Curitiba, é o campeão de recebimento de recursos do programa Nota Paraná entre as entidades esportivas e uma das primeiras colocadas entre todas as instituições autorizadas e receber doações. 



Ontem (23), o secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, entregou um cheque simbólico de R$ 134,3 mil, em nome do Governo do Estado, ao coordenador geral do projeto, Eduardo Marcolin. “Quando o programa foi criado pelo governador Beto Richa as pessoas foram incentivadas a pedir nota fiscal. Depois, quando foi proposta a transferência de parte desse valor para instituições sem fins lucrativos, entidades organizadas como o Instituto Ícaro, que faz um maravilhoso trabalho com as crianças, muitas em vulnerabilidade social, passaram a se dedicar e se beneficiar do programa”, disse o secretário. “O instituto está dando o exemplo, mas queremos que outras entidades se cadastrem, façam esse tipo de trabalho e possam se beneficiar”, comentou Douglas Fabrício. 

MUITO TRABALHO - Eduardo Marcolin lembra que os valores que chegam ao Instituto hoje são resultado de muito trabalho. “Agora a gente tem visto urnas por todo o comércio. Mas, no começo, em abril, maio, junho, tinha muita resistência. A maioria dos empresários desconhecia a lei e ficava insegura diante da nossa proposta. Mas já temos 15 anos de estrada, muita gente nos conhece e isso abriu muitas portas para as primeiras parcerias. Hoje até recebemos ligações de empresários solicitando urnas”, comemora. 

A instituição tem cerca de 200 urnas espalhadas pelo comércio de quatro municípios. Só em Curitiba, há urnas em mais de 80 bairros. E uma equipe de ex-atletas do Ícaro que se reveza na digitalização dos cupons doados, num pequeno escritório montado na sede do instituto. 

SONHO REALIZADO – Além do trabalho social e recreativo, o Instituto Ícaro trabalha também para a profissionalização dos atletas. Entre as 120 crianças atendidas na sede da instituição e outras 300 em escolas públicas da região, estão grandes apostas do esporte. Ex-adepto do futebol, Emanuel Ben-Hur Amorim de Lima, hoje com 17 anos, é uma delas. Estudando inglês também pelo projeto, o jovem se prepara para se transferir para uma universidade nos Estados Unidos para jogar e estudar. 

“Eu jogava futebol e meus dois irmãos jogavam aqui. Comecei mesmo um pouco mais velho, treinando como as crianças iniciantes, com várias pessoas na mesma quadra. Passei a jogar bem, me dedicar e agora estou treinando bastante, estudando inglês e tentado uma bolsa nos Estados Unidos. Estou dando o máximo, espero que dê certo”, diz. 

O projeto já chegou também a três municípios do interior: Jacarezinho, Bandeirantes e Campo Mourão. “Em Campo Mourão estamos em parceria com a Associação Comercial e com as Faculdades Integrado, tanto na coleta de notas quanto no projeto dentro das escolas. Já demos cursos de capacitação para os professores das escolas municipais e o projeto já está em andamento. Em Jacarezinho e Bandeirantes temos uma parceria com a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), que também já abraçou a ideia”, explica Eduardo Marcolin. 

“Além do Instituto Ícaro, outros projetos esestão se cadastrando na Secretaria do Esporte para atender vários outros municípios. É uma alegria ver as pessoas envolvidas com o esporte. Quando se preocupa com o esporte, está se preocupando com as crianças, naquilo que é mais importante para a sociedade, que é a sua formação”, conclui o secretário Douglas Fabrício. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.