Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o intuito de auxiliar as mulheres que vivem ou estão passando por uma situação de vulnerabilidade social e econômica a se empoderarem, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizará o Curso de Alfabetização Digital e Internet.

A ação será desenvolvida no dia 31 de agosto, das 13h30 às 15h, na Casa da Mulher, localizada na Rua Máximo Peres Garcia, 340. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e se inscrever pelo telefone (43) 3378-0111. Tanto o curso quanto a inscrição são gratuitos.

O objetivo é oferecer um curso de alfabetização digital, em que as necessidades de cada participante serão levadas em consideração. Na aula, elas aprenderão conceitos básicos de informática e sobre a internet, assim como ações que, para muitos, são consideradas simples e rotineiras, mas que para elas fazem toda a diferença entre estar ou não conectadas com as novas tecnologias. Elas aprenderão, por exemplo, a ligar e desligar os computadores, criarem uma conta de e-mail e outras em redes sociais, assim como fazerem pesquisas em buscadores e armazenadores de informações.

“A intenção é capacitar as mulheres para que elas tenham acesso à internet e saibam manusear o computador de acordo com suas necessidades, porque entendemos que eles são meios de comunicação que agregam conhecimento e trazem diversos usos. É uma forma de empoderamento e estímulo, porque elas poderão divulgar seus trabalhos, assim como buscarem vídeos e dicas que as ajudem a melhorar a técnica e a produção”, explicou a gerente da Casa da Mulher, Sonia Ulian.

O curso faz parte de uma parceria estabelecida com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com a Prefeitura. 
A professora doutora em matemática pela Universidade de São Paulo (USP), Nazira Hanna Harb, é a coordenadora do projeto de extensão que levará a aula até a Casa da Mulher.

Durante a atividade, cada aluna receberá as orientações de um estudante universitário da UTFPR. Dessa forma, o projeto prevê a interação entre os graduandos de vários cursos universitários com as mulheres que, por diversos motivos, não conseguiram se conectar ao mundo digital. “É uma junção de conhecimento do mundo acadêmico, que ofertará o serviço, com o da mulher que não teve essa  oportunidade. São visões sociais diferentes, que podem servir como um ambiente de estímulo aos participantes”, acredita Sônia.

Sobre o local - A Casa da Mulher - Centro de Formação e Ações Integradas é um espaço voltado à capacitação das mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sedia atividades preventivas, terapêuticas, de inclusão produtiva e social e apoia as organizações comunitárias de mulheres. A missão dos profissionais da Casa da Mulher é formar cidadãs autônomas e preparadas para o mundo do trabalho.  

O Curso de Alfabetização Digital e Internet foi desenvolvido em 6 edições anteriores, nas quais, ao todo, 70 mulheres já se capacitaram desde 2015. Além dele, a Casa da Mulher traz outras ações voltadas à capacitação das mulheres para o mercado de trabalho e geração de renda, ao exercício da cidadania ativa, oficinas educativas e atividades de saúde.

De janeiro até agora, 935 mulheres participarem de alguma atividade ou atendimento feito pela Casa da Mulher. Ao todo, os servidores públicos do local realizaram de janeiro a julho 1.422 atendimentos. Atualmente, estão estabelecidas parcerias de trabalho com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde, e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No início deste ano, outras atividades foram desenvolvidas pela Unopar.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.