Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Laboratório das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde realiza, nos dias 8 a 10 de maio, a 2ª Oficina sobre as estratégias de ampliação do uso e distribuição dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no Brasil, em Brasília. E o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Londrina integra a programação do evento. Na próxima quarta-feira (9), o enfermeiro Edivilson Cristiano Lentini conduz a palestra “Como organizar um serviço para IST, HIV/Aids e Hepatites Virais com qualidade“, como representante da equipe de Londrina.

O convite do Ministério da Saúde foi encaminhado levando em consideração a qualidade do trabalho desempenhado pela equipe do CTA. O centro, que foi implantado em 2008, completou em fevereiro deste ano dez anos de atuação. Neste período, foram efetuados 24.424 testes rápidos de HIV, e outros 12.676 para sífilis e hepatites B e C.

Integram o centro cinco profissionais de saúde, sendo dois enfermeiros, técnico de enfermagem, dentista e psicóloga. Para Lentini, a atuação diferenciada da equipe do CTA Londrina é um fator primordial para alcançar a excelência. “Buscamos sempre contribuir com a parte prática do nosso trabalho. O Ministério da Saúde elabora manuais e portarias, encaminha o material que utilizamos, mas nós executores temos o papel fundamental de ler esses materiais, incluindo as notas técnicas, para realizar nosso serviço com qualidade. Isso inclui também a multiplicação das informações. E com essa postura, conquistamos um feedback positivo tanto pelo Ministério como pelos laboratórios”, contou.

Dentre as atividades desempenhadas pelo CTA, o enfermeiro citou as ações de prevenção, que são realizadas em parceria com os profissionais da Atenção Básica. “Esta é uma iniciativa que só tem melhorado ao longo do tempo. Também somos submetidos a uma avaliação externa de Qualidade, pela qual já obtivemos certificado de excelência. Desenvolvemos esse trabalho para atingir diretamente a equipe do CTA, e posteriormente os demais serviços envolvidos. E, para este ano, temos a expectativa de capacitar multiplicadores dessa certificação”, adiantou.

O CTA também promove capacitações em aconselhamento e testagem rápida para profissionais de Londrina e outros municípios, reuniões técnicas, armazenamento e distribuição dos testes rápidos para os serviços de saúde, entre outras iniciativas. Atualmente, o serviço prestado pelo CTA Londrina é descentralizado, sendo ampliado para 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de clínicas, maternidades públicas e particulares, clínicas, hospitais, penitenciárias e outras instituições.

Segundo Lentini, um dos projetos executados pela equipe do CTA trata das visitas a essas unidades, e capacitação dos profissionais em aconselhamento e teste rápido. “O objetivo é garantir que todos falem a mesma linguagem, tenham a mesma conduta e os procedimentos estejam sendo realizados corretamente. Em Londrina, são quase 150 profissionais que atuam no aconselhamento, e eles trocam experiências e tiram suas dúvidas entre si. Essa é uma das nossas estratégias: articular a integração entre os profissionais”, frisou.

Histórico – O CTA de Londrina realiza ações de diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O centro iniciou suas atividades em 1995, como Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS). Foi renomeado como Centro de Testagem e Aconselhamento no ano de 1997, e em 2007 a equipe realizou capacitação para implantar os testes rápidos em Londrina. A realização dos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C inclui o aconselhamento do paciente antes e após o exame, independente do seu resultado final.

O CTA de Londrina atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, no Centro de Referência Doutor Bruno Piancastelli Filho, localizado na Alameda Manoel Ribas, 1. Os testes rápidos são realizados sem a necessidade de agendamento prévio, de segunda a quinta-feira, às 8 horas ou às 10 horas. Não é necessário estar em jejum para realizar os exames, e é preciso apresentar documento de identificação com foto e o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.