Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões Leste e Oeste irão retomar suas atividades a partir desta semana, com diversas ações voltadas a pessoas com idade a partir de 60 anos. Na programação, constam oficinas de educação financeira, de qualidade de vida e artesanato, o retorno do Projeto Idoso Conectado, entre outras iniciativas.

No CCI Oeste, os idosos retornarão nesta quinta-feira (1), às 14 horas, com o Grupo de Convivência – Qualidade de Vida e Cidadania. Será realizado um “Encontro de Acolhimento”, que é uma atividade de socialização para dar boas-vindas aos participantes. O objetivo deste grupo é trazer temas voltados à qualidade de vida e cidadania, buscando o envelhecimento ativo dos participantes.  

Por outro lado, as atividades no CCI Leste serão retomadas na próxima segunda-feira (5), às 14 horas, também com o Grupo de Convivência – Qualidade de Vida e Cidadania. Neste caso, além da atividade de socialização, será realizada uma palestra com a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da UBS da região, sobre artrite e artrose. Ao final da explanação, os idosos poderão tirar suas dúvidas sobre as doenças.

A secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, ressaltou que o principal objetivo dos centros de convivência é resgatar os vínculos comunitários, ampliar a cidadania e a valorização da pessoa idosa na comunidade e sociedade em geral. “Também de promover a socialização, a troca de experiências e trocas intergeracionais”, apontou.

Segundo a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka, atualmente cerca de 500 idosos participam das atividades no CCI Oeste e 400 no Leste. Também está em fase de construção um novo centro, na região norte. “Estamos com uma expectativa muito grande para este CCI, que será o maior dos três e iniciará as atividades ainda este ano”, disse.

As atividades dos centros de convivência são gratuitas e qualquer pessoa com 60 anos ou mais pode participar.

Inscrições abertas - Uma atividade nova, que será ofertada em 2018, é a Oficina de Mosaico, arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Além de ser prazerosa, a atividade desenvolve a coordenação motora, a percepção do espaço, a sensibilidade e criatividade.

Foram disponibilizadas seis vagas para cada centro. No CCI Oeste a atividade acontecerá nos dias 5, 19 e 26 de fevereiro e 5 de março. No Leste será nos dias 6, 20 e 27 de fevereiro e 6 de março. Em ambos, iniciará às 14 horas. As inscrições para esta oficina já estão abertas, e podem ser feitas pelos telefones 3375-0334 (CCI Oeste) e 3375-0307 (CCI Leste).

Outros cursos – O projeto “Idoso Conectado” continua neste ano. Como há muita procura pela formação, as vagas já foram preenchidas, contudo está sendo feita lista de espera para novas turmas que iniciarão em março. Os interessados também podem entrar em contato pelos telefones dos CCIs. Serão realizados três encontros em cada centro, com início às 9 horas.

O “Idoso Conectado” formou cerca de 280 participantes em 2017. Por meio da formação, os participantes recebem orientações para utilizarem corretamente aparelhos celulares e aplicativos digitais, incluindo mídias sociais, envio de mensagens e acesso a sites. O curso favorece a interação, troca de experiências e conhecimento.

Outro projeto com bastante procura é o de Educação Financeira, onde são abordados os cuidados com o uso do dinheiro e os tipos de dívidas. O curso permite que o participante possa visualizar melhor a sua situação financeira e a entrada e saída de dinheiro, estimulando-o a ter atitudes mais conscientes em relação às finanças, evitando o endividamento e, consequentemente, que tenha mais qualidade de vida.

O curso será realizado em três encontros e já está com inscrições abertas. No CCI Leste acontecerá nos dias 23 de fevereiro e 2 e 9 de março. No Oeste será nos dias 20 e 27 de fevereiro e 6 de março, ambos às 9 horas. Foram abertas 15 vagas para cada centro.

EJA – O CCI Leste, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também está sediando, desde o ano passado, as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período vespertino, das 14 às 17 horas. As matrículas podem ser feitas diretamente no local. O início das aulas é imediato e está previsto para o dia 5 de fevereiro.

O CCI Leste está localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. O funcionamento é das 11 às 17 horas e o telefone é 3375-0307. Já o CCI Oeste fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes, e atende das 8 às 17 horas. O telefone do local é o 3375-0334.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.