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“Quando construímos a empresa, o objetivo era produzir um destilado capaz de competir em qualidade com os melhores do mundo. Esse objetivo foi alcançado”, conta Fulgêncio Torres Viruel. Ele é diretor comercial e um dos sócios da Agroecológica Marumbi, empresa de Morretes, no Litoral do estado, que produz a cachaça Porto Morretes Premium. A bebida ouro, envelhecida em barris de carvalho e produzida de forma artesanal e orgânica, foi eleita a melhor do Brasil na Cúpula da Cachaça-2016. 

“O prêmio de melhor cachaça do País é um grande impulso para o município de Morretes, que se torna mais conhecido e atraente ao turismo, e um grande incentivo ao desenvolvimento dos outros produtores da bebida na região”, afirmou o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, ao visitar a empresa, nesta quarta-feira (3). 

A instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado financiou um projeto para ampliação das instalações para produção e estoque de cachaça da Agroecológica Marumbi, em 2011. 

A Agroecológica Marumbi produz a própria cana em sistema orgânico — sem agrotóxicos nem produtos químicos — e de forma sustentável, para que nenhum resíduo do processo seja destinado para fora da propriedade, localizada na Vila América, aos pés do pico do Marumbi. 

A maior parte da produção, de 60 mil litros por ano, é destinada à exportação, principalmente para os Estados Unidos, onde a bebida é vendida com a marca Novo Fogo. A produção foi iniciada em 2004, em um antigo alambique do século 18. Atualmente emprega 15 pessoas e mantém parcerias com universidades e centros de pesquisa, tendo sido objeto de teses de mestrado e doutorado. 

CÚPULA DA CACHAÇA — O concurso foi promovido pelo jornal Estado de S. Paulo, nos dias 23 e 24 de janeiro, em Analândia (SP) e é o mais importante do País no segmento. A empresa também conquistou o 7º lugar no ranking com a Porto Morretes Tradição, outra cachaça ouro artesanal envelhecida por seis anos em barris de carvalho. 

A Porto Morretes Premium venceu uma prova de degustação às cegas (sem conhecer a marca) com participação de 11 especialistas do setor. Eles avaliaram 50 cachaças, entre brancas e envelhecidas, em um universo de 250 bebidas produzidas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Distrito Federal. 

O anúncio da premiação alavancou fortemente as vendas da empresa. “Em apenas três dias, vendemos pela internet quase o mesmo volume de vendas do mês de dezembro”, conta Torres.

AEN
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