Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta segunda-feira, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) iniciou as atividades de limpeza no bairro União da Vitória, na zona Sul. Está sendo feita a roçagem das áreas públicas e a partir de amanhã, começam as retiradas de resíduos em áreas de descarte irregular.

Segundo o coordenador de limpeza Urbana da CMTU, Ricardo Ferreira, os trabalhos devem durar a semana toda, terminando na campanha do sábado, a qual reunirá outras secretarias municipais, vereadores e parceiros. “Calculamos, no mínimo, retirar 20 caminhões com lixo proveniente de descartes irregulares. Isso representa, aproximadamente, 120 metros cúbicos de resíduos (cerca de 168 toneladas)”, diz.

Na terça-feira, 1, a partir das 8 horas, cerca de 30 agentes de endemias e 6 catadores da Coopermudança sairão do Centro de Atenção Integrado à Criança e ao Adolescente (CAIC Escola Municipal Zumbi dos Palmares) para visitarem as casas do bairro e entregar mais de 3 mil sacos verdes e panfletos educativos. “Nossa proposta é fazer essa abordagem porta a porta para ensinar sobre a separação dos recicláveis e incentivar a população à prática correta. Na quinta-feira e no sábado faremos a coleta dos materiais, dentro do mutirão. Inclusive a linha branca poderá ser colocada nas calçadas: geladeira, fogão, máquina de lavar e micro-ondas. Posteriormente, a data da coleta seletiva no bairro acontecerá toda terça-feira”, explica Eliene Moraes, coordenadora de coleta seletiva da CMTU. 

Nos dias 3 e 4 de março a CMTU e o setor de Endemias farão a retirada de objetos que ficam nos quintais das casas e que acumulam água, com risco de tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “Móveis velhos, pneus e outros materiais que não são recicláveis e que ficam ‘parados’, poderão ser colocados nas calçadas para o recolhimento. Precisamos estar atentos para o combate à dengue, eliminando esses possíveis focos de reprodução do mosquito”, alerta Ricardo.

05/03 - O “Dia da Cidadania”

As ações no bairro União da Vitória fazem parte da campanha “Dia da Cidadania”, coordenada pela Câmara Municipal de Londrina, pelos vereadores Amauri Cardoso, Elza Correia, Professor Fabinho, Roberto Kanashiro e Tio Douglas.

O mutirão será realizado no sábado, das 13h às 17 horas e reunirá a CMTU, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), a Secretaria de Saúde, o setor de Endemias, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), a Companhia de Habitação (COHAB), a Sercomtel e parceiros: SENAC, Rádio Novo Mundo, COPEL, SESC/Aeroporto, Sanepar, Surfamon, dentre outros.

A programação oferecerá atendimentos preventivos, informativos, prestação de serviços e entretenimento: aferição da pressão, teste de glicose, exposição da feira da saúde (demonstração do bicho barbeiro, caramujo africano e larvário do mosquito Aedes Aegypti), jogos educativos diversos, serviços de cabeleireiro, orientações jurídicas, regularização e cadastramento de famílias no banco de dados da COHAB, poda, plantio e erradicação de árvores, combate às pragas (cupim e formigas), dentre outros trabalhos.

Os setores de educação no trânsito e ambiental da CMTU, em parceria com SEMA, promoverão atividades recreativas e lúdicas para as crianças, também orientações e distribuição de materiais informativos para os adultos.

Assessoria de Comunicação CMTU-LD

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.