Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) reavaliou amostras de controle de dopagem de atletas que competiram nos jogos olímpicos de Londres (2012) e Pequim (2008) e afirma ter encontrado substâncias proibidas em 45 competidores. Segundo o COI, os competidores que tiverem infringido as regras de controle de dopagem não participarão da Olimpíada 2016. As informações foram divulgadas hoje (22) pelo COI, que contabiliza 23 medalhistas da Olimpíada de 2008 na lista de resultados positivos.

Os testes fazem parte da segunda leva de reavaliações e submetem amostras estocadas a técnicas mais recentes de análise. As últimas análises aumentam para 98 o número de resultados adversos em 1.243 amostras testadas na primeira e na segunda reavaliações.

Ainda estão previstas uma terceira e uma quarta levas, que serão realizadas durante e após os jogos do Rio, a serem iniciados em agosto. Por questões legais, o COI afirma que ainda não pode divulgar informações sobre esses atletas.

Flagrante

Os atletas flagrados na segunda rodada de reavaliações já começaram a ser informados, assim como os comitês olímpicos de seus países e as federações esportivas internacionais de suas modalidades. De acordo com o COI, os competidores que tiverem infringido as regras de controle de dopagem serão banidos dos jogos do Rio de Janeiro.

O comitê informou que a segunda leva chegou a 30 descobertas analíticas adversas provisórias (Paafs) de atletas que disputaram medalhas em quatro modalidades em Pequim e representaram oito comitês olímpicos nacionais. Estes testes ainda precisam ser confirmados com novos procedimentos.

Em Londres, os 15 testes positivos estão na categoria AAF (descobertas analíticas adversas) e foram encontrados em atletas que representaram nove comitês olímpicos nacionais e competiram em dois esportes.

Na primeira leva, 454 amostras de Pequim e 265 de Londres foram reavaliadas, produzindo um total de 53 AAFs. Na Olimpíada de 2008, as retestagens chegaram a 30 resultados positivos para doping em seis esportes e 12 países. Já em Londres, foram 23 resultados em cinco esportes e seis países.

Agência Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.