Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Geral 06/07/2017  09h41

Com apoio do Sebrae/PR, instituto da Santa Casa de Londrina fomenta pesquisa e desenvolvimento

Iepi pretende atuar em parceria com o setor produtivo para a criação de soluções tecnológicas voltadas para a área da saúde e testes de validação de produtos

O Instituto de Educação, Pesquisa e Inovação (Iepi), da Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal), definiu como um dos focos de trabalho a realização de pesquisas pautadas em demandas da área médica e a aproximação com indústrias para a criação e testes de novos produtos e serviços. Fundado em novembro de 2016, o instituto reforça o ecossistema de Londrina no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras voltadas à saúde.

A consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, conta que o instituto concluiu em junho o planejamento estratégico e definiu as ações prioritárias a serem executadas ao longo dos próximos meses. Ela destaca que o Iepi representa mais um ativo criado para fortalecer o polo da saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Londrina e região. O grande diferencial, aponta a consultora, consiste nos objetivos do instituto. “Eles estão se preparando para desenvolver ações e pesquisas em parceria com o setor produtivo”, afirma.

O superintendente da Iscal, Fahd Haddad, diz que o instituto é pioneiro na cidade e que era necessário realizar um planejamento estratégico para definir as ações prioritárias. “Foi muito importante a participação dos consultores do Sebrae/PR nesse processo. Nossa expectativa é atingir rapidamente os objetivos”, comenta. Fahd lembra que a Santa Casa é o hospital mais antigo e tradicional do município e foi pioneiro em várias ações e serviços de tecnologia avançada na saúde. “O instituto surgiu a partir da necessidade de aglutinar a pesquisa e ensino dentro de uma visão mais moderna, sempre com o espírito pioneiro e inovador, para o bem da população”, explica.

A gerente de Ensino e Pesquisa da Iscal e coordenadora do Iepi, Karen Barros Parron Fernandes, reforça que o Sebrae/PR tem apoiado o instituto em todas as ações, especialmente no que se refere à aproximação com indústrias na área da saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.  No planejamento, foram definidas ações a serem priorizadas pelo Iepi, com destaque para a realização de cursos e eventos, consultoria científica para empresas, criação e desenvolvimento de projetos de pesquisa com ênfase na inovação.  

Hoje, o instituto conta com uma equipe de sete profissionais de diferentes áreas. “Precisamos aproximar a academia do setor produtivo. Nosso objetivo é desenvolver pesquisas que tragam contribuições pautadas em necessidades reais do cotidiano”, observa Karen. O Sebrae/PR, segundo ela, será o elo entre o Iepi e as empresas do polo de saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.

ASCOM/SEBRAE

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios