Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é discutir orientações repassadas pelo Ministério da Saúde e a implementação de Nota Técnica que auxilia na organização dos serviços à mulher que amamenta

Nesta quarta-feira (8), às 14 horas, os integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina irão se reunir no Centro Pastoral, localizado na rua Dom Bosco, 145. O objetivo é repassar, para todos os serviços que integram o Comitê, algumas orientações que serão dadas pelo Ministério da Saúde, por meio de videoconferências que acontecem na 17ª Regional de Saúde.

A intenção desta integração com o Ministério é fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável da criança até dois anos. “Durante a reunião, iremos analisar e rever as ações já implementadas no Município e analisar como elas podem ser fortalecidas”, destacou a coordenadora de Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Poli de Castro.

O outro objetivo do encontro é discutir sobre a implementação da Nota Técnica nº 001/2016, elaborada pelo Calma para orientar os serviços de saúde de Londrina, a respeito da gestão de cuidados mais qualificados à mulher que amamenta e sua família, em relação à amamentação e o uso de complementação alimentar em recém-nascidos a termo, saudáveis e amamentados.

Segundo Lilian, a intenção é que a Nota Técnica auxilie na organização dos serviços de saúde que atendem a mulher que amamenta e sua família visando garantir o “padrão ouro” da alimentação infantil, ou seja, aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança e complementado com outros alimentos oportunos para a idade até dois anos ou mais.

Lilian informou ainda que a Nota Técnica já foi entregue oficialmente aos serviços que compõem o Calma em dezembro de 2016 e publicada no Jornal Oficial do Município n° 3.168, de 9 de janeiro deste ano. “Nesta reunião iremos avaliar como está a implementação das orientações repassadas na Nota, entre as instituições participantes”, explicou.

Composição do Calma – Integram o Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina, instituições de ensino, assistência e pesquisa em aleitamento materno, como maternidades municipal, filantrópicas e particulares, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades, profissionais autônomos, grupos de apoio ao aleitamento, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outras.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.