Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fonte: Unsplash 

Hoje em dia, há uma palavra que está ganhando cada vez mais notoriedade dentro do mundo da tecnologia biológica: biohacking. Esta é uma atividade que vai tanto de invasiva como mais superficial, mas que em resumo consiste em mudanças internas e externas para potencializar a capacidade cognitiva humana. 

Um dos nomes mais famosos e que se autodenomina pai do biohacking é Dave Asprey, o criador do café à prova de bala e o qual usa gorduras (como manteiga ghee e óleo de coco) para teoricamente deixar o corpo com mais energia e mais ativo. Pessoas que tomam este café afirmam que ele modificou as suas vidas. É a opinião por exemplo de Gabriela Pugliese e Camila Coutinho, duas blogueiras famosas que aderiram à bebida.  

Outra atividade que potencializaria o organismo é o jejum intermitente. Esta é com certeza a mais controversa, mas é basicamente ficar por um período de determinadas horas sem comer, de forma a dar tempo ao organismo se recuperar, mas podendo beber líquidos de poucas calorias. Vale lembrar que ao dormir estamos fazendo uma forma de jejum. O guru que popularizou esta técnica oriental praticada na Índia foi Michael Mosley, que tem vários livros sobre o assunto. Esta prática deve ser feita com cautela, e se tiver interesse é melhor se aprofundar através da leitura de livros e buscar por um nutricionista de qualidade para auxiliá-lo(a). 

Mais uma dica é a meditação, a qual pode ser tanto guiada como não, e para isso há vários aplicativos, tal como o Calm. A meditação é considerada uma forma de aliviar o estresse e de limpar a mente, o que aumenta o potencial de utilização do cérebro, o qual poderá estar mais focado ao que realmente é importante.

Além disso, há os jogos que estimulam a mente, dentro dos quais o pôquer é considerado um bom exemplo, trazendo como benefícios o pensamento estratégico e lógico, e hoje em dia podendo ser acessados em sites onlines como a Betfair. Por fim, para treinar a mente, junto com a meditação e a prática de jogos, aprender uma nova língua, ter um hobbie e testar a memória ajudam também na maximização das atividades cerebrais. 

Fonte: Unsplash 

Além disso é bom investir numa boa qualidade do sono, e para isso há várias técnicas, entre elas: utilizar um despertador que imita a luz do sol, evitar ao máximo apertar o botão soneca, ir se deitar e acordar no mesmo horário todos os dias, dormir entre 5 a 8 horas por noite (nem mais e nem menos), evitar utilizar a luz artificial dos eletrônicos pelo menos duas horas antes de ir dormir, evitar beber bebidas estimulantes e tomar bebidas calmantes, e procurar dormir num quarto bem escuro e com temperatura agradável - nem muito quente e nem muito frio. 

Há quem recomende também o uso de suplementos como os adaptogênicos, que ajudariam a estimular ou a relaxar o cérebro de forma a potencializar sua performance. Os cogumelos são apontados como as melhores opções graças aos seus efeitos benéficos, e entre os principais estão: Chaga, Reishi, Cordyceps, Lions Mane, Maitake e Shiitake. 

Essas são algumas fórmulas que você pode aplicar no seu dia a dia para potencializar o uso do seu cérebro ao máximo. Lembre-se que essas atividades são hábitos que não precisam ser diários, mas sim frequentes, e que é você que define essa frequência, mas é importante que sejam praticados pelo menos a cada 3 dias.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.