Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Geral 27/06/2017  09h23

Compaz e Londrina Pazeando realizam Abraços Pela Paz nas regiões norte e sul

Eventos têm como objetivo mobilizar a rede de serviços municipais e integrar a comunidade londrinense em ações de conscientização

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a ONG Londrina Pazeando, em conjunto com a rede municipal de serviços e instituições locais, realizam nesta semana dois eventos de Abraços Pela Paz nas regiões norte e sul de Londrina. Na quinta-feira (29), a partir das 8 horas, terá início a programação do 4º Abraço no Lago Norte, que inclui apresentações artísticas e culturais, feitas por alunos de escolas municipais e convidados alongamento, entre outras atividades. O abraço simbólico ao Lago Norte está previsto para 9h40.

No decorrer do evento, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) irá realizar ações de plantio de árvores com a participação de estudantes e estará com a Biblioteca Móvel Ambiental estacionada no local, disponibilizando seu acervo de livros e materiais didáticos para incentivar a prática da leitura entre crianças e adolescentes, e também reforçar a importância da preservação do meio ambiente.

Já a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, fará um trabalho de orientação junto ao público presente, levando maquete, larvário e materiais lúdicos, além de panfletos com recomendações importantes sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti e outras endemias. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também estará presente no evento fazendo trabalhos de atividades físicas direcionados, principalmente, aos grupos da terceira idade atendidos na região sul, mas também abertos a toda população. Haverá aulas de zumba, alongamento e ginástica.

O 4º Abraço no Lago Norte conta com apoio da Associação dos Moradores do Conjunto Milton Gavetti, além de empresas. Mais informações pelo endereço goo.gl/DvRmx9.

De acordo com o secretário do Compaz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luís Claudio Galhardi, os abraços pela paz que são feitos na cidade, além de estimularem a conscientização sobre a cultura de paz, tem como principal foco mobilizar a comunidade e fortalecer o processo de organização da rede municipal de serviços para atender a população com ações educativas que incentivam os cuidados com a saúde e o meio ambiente. “Com o envolvimento de secretarias e órgãos municipais, incluindo escolas, unidades de saúde e centros de atendimento, e ainda o apoio de entidades e instituições locais, estamos desenvolvendo diversos eventos como este. No ano passado, realizamos 15 abraços pela paz em Londrina e, para 2017, temos a intenção de alcançar a marca de 20 eventos.  Na última edição do Abraço no Lago Norte, por exemplo, tivemos a participação de mais de mil pessoas, e esperamos poder repetir essa adesão relevante da comunidade”, enfatizou.

1º Abraço na Região Sul - Nesta sexta-feira (30), será realizado o evento “Feira da Cidadania: 1º Abraço pela Paz e Cidadania da Região Sul”. Estão programadas várias atividades no período matutino, das 9 às 11 horas, na Escola Municipal Eugênio Brugin, que fica localizada na Rua Jorge Ribeiro, 163, Conjunto São Lourenço.

A organização fará uma recepção de boas-vindas à comunidade local e, na sequência, serão abertos serviços gratuitos com atividades físicas, corte de cabelo masculino e feminino por cortesia da equipe Zina Ribeiro, e uma série de trabalhos ofertados pela UBS Itapoã, Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Programa de Economia Solidária, CAPS Infantil, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Projeto Viva Vida, além da participação da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), Compaz e RPC TV. O abraço pela paz está previsto para ocorrer às 11 horas.

Também haverá apresentações musicais e poemas recitados com alunos da Escola Municipal Eugênio Brugin, envolvendo turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. No período da tarde, as mesmas ações serão desenvolvidas das 14 às 16 horas. O abraço oficial será às 16h30, com a participação dos alunos da Escola Estadual Professora Vani Ruiz Viessim e o encerramento das atividades está marcado para as 17 horas. A página goo.gl/MfH5QW traz outras informações sobre o evento.

Reunião do Compaz – Antes da realização dos abraços pela paz nas regiões norte e sul de Londrina, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) faz, na quarta-feira (28), às 14 horas, a primeira reunião de organização do 9º Abraço no Lago pela Paz. O encontro será no Sincoval, na Rua Governador Parigot de Souza, 220, em frente à Câmara Municipal.

Será colocada em pauta a lista de decisões a serem tomadas para o desenvolvimento de ações durante o evento, que ocorre tradicionalmente no Lago Igapó. Outras duas reuniões de preparação ao evento serão feitas nos meses de julho e agosto.
Mais detalhes sobre a organização do evento podem ser acessados pelo endereço http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/abraco-no-lago .

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios