Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi concluída mais uma etapa de convalidação para Confirmação da Autodeclaração como Afro-brasileiro, do Concurso Público nº 172/2015. Nesta ocasião, foram convocados 1.427 candidatos, pretendentes a cargos de nível operacional, médio e superior. O objetivo é conferir e convalidar os critérios de acessibilidade, de acordo com a lei municipal nº 11.952/2013. Nas próximas semanas, será divulgado o edital com o resultado, seguido do prazo para interposição de recursos.

Dentre os aprovados para o concurso nº 172/2015, foram convocados até o momento para convalidação 2.065 pessoas. Destes, 538 são inscritos aos cargos de docência, e em novembro do ano passado, foram convalidados 461 candidatos. Após a homologação do resultado para os cargos de magistério, já foram convocados 52 docentes afro-brasileiros, que atuam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Física.

Com o objetivo de reduzir a desigualdade proporcional no número de servidores municipais pretos ou pardos, em comparação com as demais etnias, a lei municipal nº 11.952/2013 instituiu a reserva de 10% das vagas para candidatos afro-brasileiros nos concursos municipais. Desde então, cada certame realizado pela administração municipal direta e indireta inclui uma etapa de convalidação. Nesta fase, os candidatos que declararam essa condição no momento da inscrição, são avaliados pela Comissão de Acompanhamento do Ingresso de Afro-Brasileiros.

A Comissão é formada por três representantes indicados pelo Executivo, mais três indicados por entidades comprometidas com a causa afro-brasileira, e um representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Londrina. Para a secretária municipal de Recursos Humanos, Kátia Marcos Gomes, o trabalho da Comissão é uma forma segura e transparente de garantir a idoneidade do processo.

Pioneirismo - A secretária ressaltou que Londrina é uma das cidades pioneiras no país quanto à reserva de vagas para afro-brasileiros e destacou ainda que o trabalho de convalidação é feito de forma muito séria, por pessoas comprometidas e voluntárias. “Isso traz segurança ao cumprimento da legislação, além de ser uma agenda positiva da Prefeitura. Embora a lei já esteja implementada desde 2013, neste último Concurso Público, do edital nº 172/2015, tivemos um número muito grande de aprovados pela quantidade de cargos ofertados, e por consequência, um número expressivo de inscritos nessa categoria”, afirmou a secretária.

A gestora municipal de Igualdade Racial e integrante da Comissão, Sandra Rocha, considera a reserva de vagas para afro-brasileiros nos cargos públicos municipais de fundamental importância. “Assim, como nas universidades, essa desigualdade está diminuindo ano após ano. E é interessante perceber que são pessoas com alto nível de desempenho, aptas e preparadas para o trabalho que realizam. Ou seja, é uma ação afirmativa que visa garantir os direitos de igualdade, e que traz visibilidade a essa população e a essa legislação, que muitas pessoas ainda não conhecem”, frisou.

Ações afirmativas - Nas convalidações realizadas para o Concurso Público nº 172/2015, Sandra explicou que o trabalho foi além de verificar se o candidato cumpria os requisitos necessários para ter direito à reserva de vagas, que são a auto-declaração, fenótipos característicos, e também a cor de pele preta ou parda. Os membros da banca apresentaram um pequeno histórico dos motivos que levaram à implementação das ações afirmativas no país, como as cotas.

Nos concursos públicos e testes seletivos municipais, o candidato que não participar da convalidação como afro-brasileiro ou não for confirmado pela Comissão, passa a concorrer automaticamente pelas vagas gerais.

N.Com 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.