Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Congresso Nacional realiza, nesta segunda-feira, 15, a partir das onze horas, sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Casa Comum, nossa responsabilidade”, em defesa de uma política que leve saneamento básico a todas as regiões do país.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O requerimento para realização da sessão conjunta de Câmara dos Deputados e Senado Federal é assinado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

A homenagem do Legislativo se estenderá a todos as entidades, ou seja, igrejas-membro, que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC): Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia.

Além destas igrejas estão integradas à Campanha da Fraternidade a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP).

O lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. A ideia da CNBB este ano é discutir a questão do direito ao saneamento básico para todas as famílias, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.

Para o senador Cristovam Buarque, só a falta de fraternidade explica o vergonhoso quadro sanitário no Brasil, cujo exemplo mais dramático hoje é a epidemia da dengue, do chikungunya e do vírus Zika com sua trágica e angustiante realidade da microcefalia em nossas crianças.

- Temos todos os recursos técnicos e materiais para fazer do Brasil um país decente: o saneamento é uma das condições da decência. Falta-nos compaixão com aqueles que sofrem os efeitos da falta de saneamento, e fraternidade para mobilizar os recursos que temos. Sua presença será um gesto de fraternidade e será um apoio à Campanha e à construção de um Brasil saneado, sem as doenças endêmicas e os desconfortos que nossa população sofre – disse o autor do requerimento.

Ascom/Gabinete do  senador Cristovam Buarque

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.