Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em uma ação voltada à inclusão de pessoas surdas, a Copel lançou na última sexta-feira (2),  uma ferramenta que permite a tradução automática de sua página de internet para a comunidade surda. 

A iniciativa busca ampliar o acesso a informações sobre energia elétrica às pessoas alfabetizadas apenas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que representam cerca de 70% dos surdos no Brasil. 

O personagem virtual Hugo faz a tradução para Libras de todos os serviços e orientações disponíveis no site da empresa, incluindo dicas sobre o uso seguro e eficiente de energia, direitos e deveres dos consumidores, agência virtual, notícias, contratação de internet da Copel Telecom, entre outros. 

O tradutor incorporado ao site da Copel, da empresa Hand Talk, foi premiado pela ONU em 2013 como o melhor aplicativo de inclusão social disponível na web, e um de seus criadores foi listado esta semana pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets, o MIT, entre os 35 jovens mais inovadores do planeta. 

A ferramenta pode ser acionada clicando no ícone de acessibilidade em Libras ao lado direito das páginas dos sites da Copel (www.copel.com) e da Copel Telecom (www.copeltelecom.com). A comunidade surda pode colaborar com a atualização de gestos, inclusão de novas expressões e outras sugestões escrevendo para copel@copel.com. 

DIFICULDADES - Segundo o IBGE, em 2010 havia 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, que correspondem a cerca de 5% da população brasileira. Destes, cerca de 350 mil são surdos. 

No Paraná, meio milhão de pessoas apresenta deficiência auditiva em diferentes níveis. Entre os surdos, a maioria é alfabetizada em Libras e tem dificuldade para compreender o português, o que restringe sua comunicação no dia a dia, especialmente ao navegar pela internet. 

“Embora a internet tenha aberto as portas de um novo mundo para a maioria das pessoas, um percentual enorme delas ainda não encontra condições para navegar, não apenas devido a deficiências auditivas, mas também visuais, físicas ou mentais, e mesmo a limitações temporárias, decorrentes de doenças ou acidentes”, explica Joceli Bogusz, superintendente de Sustentabilidade da Copel. 

LEGISLAÇÃO - Em janeiro de 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) entrou em vigor, estabelecendo normas de acessibilidade a serem seguidas por empresas, estabelecimentos públicos e para garantir a plena navegação na internet, conforme as melhores práticas internacionais. 

“A adoção desta melhoria em nosso site soma-se a uma série de medidas que vêm sendo tomadas pela Copel nos últimos anos para promover a inclusão de todas as pessoas”, acrescenta Joceli. 

Ela elenca entre as principais práticas adotadas pela Copel a adaptação de suas agências de atendimento e instalações para conferir pleno acesso a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e também a adoção em seu site de recursos que permitem a leitura de tela por cegos e deficientes visuais.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.