Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os profissionais de Enfermagem lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis estão mobilizados pela implantação da jornada de 30 horas no município. Em reunião realizada na noite do último dia 5 foi criada uma comissão encarregada de promover estudo sobre o assunto. Segundo a enfermeira Maria Inez Zarpellon, diretora da Secretaria de Saúde, a intenção é concluir os estudos até o final deste ano para que a proposta seja encaminhada à Câmara dos Vereadores no início de 2016.

A constituição da comissão técnica para realizar os estudos, inclusive do impacto da medida sobre o orçamento do município, com a participação de profissionais da Enfermagem do quadro funcional e do responsável pelo setor de recursos humanos da prefeitura, foi sugerida pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), Simone Peruzzo.

No dia 22 de outubro último, o secretário municipal de Saúde, Eder Marlon Shwab, e a enfermeira Maria Inez Zarpellon se reuniram com a presidente do Coren/PR, em Curitiba, para se informarem sobre os caminhos para a implantação da jornada de trabalho de 30 horas. Inclusive, por sugestão de Simone, a fiscal da Subseção do Coren/PR em Guarapuava, enfermeira Soriane Loures, fará parte da comissão técnica. O secretário Schwab, que apóia o movimento, é técnico de Enfermagem e faz curso de graduação em Enfermagem.

Simone mostrou-se satisfeita com o resultado da reunião do dia 22 de outubro. “É uma mobilização estratégica que se soma a outras experiências que deram certo, como é o caso da SMS de Curitiba, que implantou tal jornada. Ao subsidiarmos e organizarmos as bases locais, esse tipo de articulação tende a ganhar corpo e se multiplicar pelo país, contribuindo para a consolidação da luta do ‘Fórum Nacional 30 horas Já’ (www.forumnacional30horasja.com.br), que busca a regulamentação da jornada de 30 horas para a enfermagem brasileira junto ao Congresso Nacional”, esclarece. Destaca ainda que essa reivindicação data da década de 1990.

Asimp/Coren/Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.