Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Veja com especialista quais as plantas mais utilizadas.

Muitos profissionais da saúde defendem que ter e cuidar de um jardim em casa pode fazer muito bem para saúde. O exercício de cuidar de plantas, regando-as e adequando a terra para suas necessidades pode ajudar na diminuição do estresse, além de prevenir como a depressão e outras doenças mentais. Entretanto, nem todos podem ter um jardim externo, por morarem em apartamentos ou casas com pouco espaço.

E para quem sofre com esses problemas, os mini jardins e terrários se tornaram aliados para aproveitar as vantagens que os vegetais podem proporcionar. A diferença do mini jardim para o terrário é que o terrário é um bioma construído em um vidro transparente, que ao receber a luz solar, indispensável para o processo de fotossíntese, faz dele um ecossistema autossuficiente em ar, água e nutrientes. “Os mini jardins são construídos geralmente em material opaco, como por exemplo, uma bacia de cerâmica, uma xícara de porcelana, um mini regador, etc. O inglês, David Latimer construiu seu próprio bioma em 1960, ficou doze anos sem precisar abrir para regar as plantas. E esse terrário existe até hoje”, revela a bióloga e especialista em educação ambiental e paisagismo Lilian Ribeiro.

Mas como saber qual a planta mais indicada para você cuidar? De acordo com Lilian, essa é uma dúvida frequente. “Muitas pessoas não tem noção de qual planta escolher para cultivar em casa e muitas vezes, até por esse motivo, desistem de ter um terrário para cuidar. Mas é só pesquisar um pouco que cada pessoa pode identificar qual a melhor planta para si mesma”, afirma.

Assim, Lilian listou três principais plantas que poderão formar o seu jardim:

Suculentas

Geralmente, elas são as mais utilizadas em terrários e representam a beleza na simplicidade. Além disso, elas precisam de luz indireta e são capazes de realizar o ciclo da água por si mesmas. Ou seja, os terrários de suculentas podem durar até anos se forem feitos e organizados de maneira correta.

Cactos

O cacto é muito reconhecido por ser a planta do deserto. E é por sobreviver em temperaturas tão altas que podem ser interessantes em casa. Muitas pessoas se esquecem de regar as plantas, mas com o cacto não existe esse problema de ficar sem água porque ela é mais resistente nesse sentido. Existem até mais de 3000 tipos de cactos, pois eles variam muito de comprimento e largura. Por isso, para se ter em casa, os menores são mais indicados pelo espaço que ocupam.

Assim, é interessante que elas tenham luz solar indireta, mas não existirão problemas caso essa planta pegue luz direta do sol por algumas horas. Uma dica valiosa é que, tanto as suculentas quanto cactos, não se devem regar as plantas, mas sim o ambiente do terrário.

Rasteirinhas

A planta rasteira mais conhecida é o musgo, que não cresce a partir de sementes. Mas, caso sejam bem cuidadas, elas dão um toque excelente na decoração por se tornarem robustas e vistosas. Além disso, elas podem servir em um terrário onde tenham também suculentas por elas servirem para forrar o terrário.

Lilian diz que, independente da planta, a atenção é indispensável. “Observar regularmente como as plantas estão é essencial. Algumas plantas podem estar morrendo e atrair infecções de mofo e bolor. Caso aconteça isso, remova a planta o mais rápido possível para que o ambiente permaneça sadio e charmoso”, conclui.

Lilian Ribeiro - Bióloga que trabalha com terrários e minijardins
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.