Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A peregrinação é o quinto pilar sagrado da religião islâmica e acontece entre o oitavo e o décimo terceiro dia do último mês do calendário islâmico, o Dhu al-Hijja. Muçulmanos devem realizar este ato de fé ao menos uma vez na vida se tiverem saúde e condições financeiras para fazer a viagem.

Começa na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, o Hajj, a peregrinação a Meca que mobiliza milhões de muçulmanos em todo o mundo. Este ano, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, patrocinou a viagem de sete fiéis, que embarcaram rumo à Arábia Saudita no último sábado, dia 3 de agosto.

“Este é um projeto que acontece há muitos anos e tem feito a diferença na vida de muitos muçulmanos que vivem aqui no Brasil”, resume o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Os fiéis se inscrevem e aguardam a seleção feita pela Federação. Auxiliamos com a documentação e vistos, além de oferecer o acompanhamento de um Sheikh”. 

Significado

O Hajj é o quinto pilar do Islam. É recomendado que todo fiel faça a peregrinação a esta cidade sagrada ao menos uma vez na vida, desde que tenha condições físicas e financeiras para tal.

Meca é considerada a primeira casa de Deus construída na Terra, local que recebeu todos os profetas enviados por Deus, incluindo Abraão e Mohamed - que lá fez a primeira peregrinação, na companhia de 1,4 mil fiéis, no ano 631.

“A peregrinação simboliza desapego, arrependimento e reflexão”, explica Zoghbi. “As pessoas usam vestes muito simples, brancas, simbolizando que são todas iguais. E pedem bênçãos e perdão para os pecados”.

Os peregrinos iniciam o Hajj em Meca, visitando a Mesquita Sagrada, e seguem dando sete voltas em torno da Caaba, a rocha negra que representa a casa de Deus. Depois, fazem uma marcha entre as montanhas Al Safa e Al Marwa; visitam o Monte Arafat; e se dedicam a outros rituais, em outras localidades vizinhas, até retornar a Meca.

FAMBRAS

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS, foi criada há 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

Cristina Thomaz/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios