Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Presos da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) têm acesso à qualificação profissional. Iniciado em outubro para 20 detentos, o curso de Auxiliar de Confecção Industrial ofertado pelo unidade tem o objetivo de motivar as pessoas privadas de liberdade a aprender novos ofícios e garantir que tenham maior possibilidade de reintegração social. 

O diretor da penitenciária, Emerson das Chagas, afirma que o curso oportuniza aos presos conhecer, aprender ou se aperfeiçoar em uma profissão para que, ao saírem do sistema prisional, possam ter maiores possibilidades de serem reintegrados à sociedade. 

A responsável pela gerência de Educação Profissional do Senai, Bruna Trierweiler Roesler, diz que a educação profissional tem o papel de propiciar a inserção social dos detentos, além de garantir a eles novas experiências. 

“Com oficinas e cursos como esse, o preso tem a oportunidade de obter um crescimento pessoal e profissional, pois um mundo em constante modificação exige trabalhadores capazes de atuar plenamente em determinadas áreas do setor produtivo”, ressalta ela.

ATUAÇÃO - No primeiro semestre deste ano, outros 20 presos participaram desse mesmo curso, que entre outras funções capacita os detentos para o canteiro de trabalho de costura da unidade penal. Em processo de formação, o setor pretende confeccionar uniformes para todos os presos da região. 

O curso tem uma carga horária de 160 horas e as aulas acontecem quatro vezes por semana, na modalidade presencial. 

SERVIÇO - A ação faz parte do programa “O Caminho da Profissão”, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), por meio do Departamento Penitenciário. A intenção é formar cidadãos e profissionais, qualificando-os para o mercado de trabalho.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.