Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Logo no início do ano é muito comum as pessoas começarem a fazer uma lista de planos e metas. Pensando em quem deseja alcançar a 1ª habilitação em 2016, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) preparou algumas orientações e dicas que podem ajudá-lo em todas as etapas do processo. 

“A habilitação envolve quatro fases: avaliação psicológica, exame físico e mental, exame teórico e exame prático de direção. Elas existem para que o condutor seja capacitado e avaliado a fim de garantir a própria segurança e de todos os outros que compõe o trânsito”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - A avaliação psicológica é a primeira etapa e pode ser agendada, logo após abertura do processo de habilitação em uma das unidades do Detran. A avaliação é composta por dois momentos: um é destinado à entrevista psicológica e o outro à aplicação de testes psicológicos.

Dica: Levando em conta que nesta etapa são identificados a capacidade de atenção, raciocínio lógico, memória e personalidade de uma pessoa, a orientação que o Detran traz é que o candidato mantenha a mente sempre ativa através de leituras, palavras-cruzadas e exercícios físicos. 

Se você sabe que tem tendências a comportamentos explosivos procure trabalha–los, eles serão percebidos na entrevista. Seja honesto com o profissional, pois as contradições podem aparecer à medida que for conversando.

EXAME FÍSICO E MENTAL - Simultaneamente ao processo de avaliação psicológica ocorre o exame de aptidão física e mental, que identifica as condições de saúde para conduzir um veículo. Nesta avaliação serão analisadas a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e outros pontos que o perito julgar necessários.

Dica: A orientação para o exame físico e mental é que o candidato mantenha alguns cuidados básicos para que o corpo tenha um melhor desempenho, como por exemplo procurar se alimentar corretamente, e ter como hábito a prática de atividade física. É importante que os exercícios sejam variados para que todas as partes do corpo sejam trabalhadas.

Se for considerado apto na avaliação psicológica e no exame de aptidão física e mental de direção, o futuro motorista fará as aulas no Centro de Formação de Condutor e, na sequência, o exame teórico de direção.

EXAME TEÓRICO - O exame teórico é realizado pelo computador. Nele, são testados os conhecimentos em legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, infrações, penalidades, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito. Desde 2014, o sistema do Detran gera obrigatoriamente e automaticamente uma questão sobre ciclista. 

O tempo máximo da prova é de 50 minutos e o candidato à primeira habilitação, para ser considerado apto, deve acertar no mínimo 21 questões, do total de 30. O resultado pode ser acessado logo após a avaliação nos autoatendimentos ou então através do site do Detran.

Dica: Uma das formas de se preparar é por meio do simulador eletrônico. Para acessá-lo, o candidato tem que entrar no site oficial do Departamento www.detran.pr.gov.br na categoria “Motorista”, “1ª habilitação” e “Faça o Simulado da Prova Teórica”.

EXAME PRÁTICO - Esta será a última etapa, e apesar de temida pode se tornar mais fácil se o medo e ansiedade forem trabalhadas. A avaliação é dividida basicamente em duas fases: estacionamento e deslocamento em via pública. Na primeira, o candidato terá até três tentativas para estacionar o veículo em área delimitada por balizas removíveis. 

Se não cometer nenhuma falta eliminatória, o candidato partirá para rua e os conhecimentos práticos da legislação serão testados, o que inclui observação de placas, semáforos, circulação e conduta, entre outros. 

Dica: Enquanto aguarda o início do teste, procure fazer uma revisão mental das etapas, relembrando as dicas do instrutor da autoescola. Lembre-se que a função dos examinadores não é reprovar, mas avaliar com base nos erros cometidos. 

Durante a avaliação, esteja concentrado e atento às instruções do examinador. Conduza o veículo com cautela e não tenha pressa para terminar o exame. Acima de tudo tenha em mente que, se o seu instrutor de autoescola te considerou apto para esta fase do processo, é porque você já conhece o conteúdo e está preparado para avaliação. O candidato que soma o conhecimento, concentração e tranquilidade, certamente terá sucesso na avaliação.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.