Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Não há dúvidas de que a mulher está cada vez mais presente ocupando cargos e postos importantes no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Dados do Ministério do Trabalho apontam que, de 2007 a 2016, a ocupação feminina em postos formais de emprego subiu de 40,8% para 44% no país. Um paradoxo conflitante com o percentual de mulheres: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas representam 51,03% da população. No mês que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março), é preciso olhar para frente e para o que ainda há por se fazer.

“Apesar dos avanços, a mulher ainda tem um longo caminho pela frente para ser igualmente reconhecida, tal qual os homens, por sua competência e eficácia. Seja como mãe, como trabalhadora, como qualquer ocupação que tenha”, ressalta o médico psiquiatra Júlio Dutra, presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ). De acordo com o psiquiatra, a construção social do papel da mulher está muito ligado às épocas. “Antigamente, alguns costumes e práticas eram inaceitáveis, como o divórcio e o uso da pílula anticoncepcional. Hoje, isso é diferente.”

Para o especialista, não é bom nenhum dos extremos: nem aquele que glorifica a hipermasculinidade tampouco o que idolatra a mulher mártir que se sacrifica, submissa ao homem. “Na sociedade contemporânea em que vivemos, os papeis são divididos não conforme o gênero, mas, de acordo com a necessidade de cada família ou de cada núcleo familiar”, explica. Segundo Júlio Dutra, é importante demonstrar, no processo de socialização e no convívio social, principalmente no mercado de trabalho, que não existe “coisa de homem ou coisa de mulher”.

O que precisa ser desmistificada é a ideia de que a mulher é a única responsável pelos afazeres domésticos. “Em muitas configurações familiares, a mulher acumula as funções do trabalho e de casa, incluindo a materna, o que a sobrecarrega. O homem também precisa contribuir. E, no mercado de trabalho, as mulheres continuam ganhando menos que os homens, o que também não está correto”, diz. A desigualdade salarial chega a 20,5% no Brasil.

Há muitos desafios pela frente, apesar dos tantos avanços. “Nós, psiquiatras, acreditamos que lutar pela valorização da mulher contribui para a solubilidade da saúde mental social, o que mantém um equilíbrio entre os gêneros e uma convivência harmônica. Se outrora foi necessário lutar por direitos, hoje é preciso combater o pensamento machista, melhorar os salários das mulheres e permitir um direito efetivo delas sobre o próprio corpo, a partir de uma nova e necessária liberdade individual”, avalia o psiquiatra.

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.