Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após quase quatro anos em tramitação na Câmara de Vereadores, foi aprovado em segundo e último turno, nesta tarde, o projeto de lei nº 145/2013, de autoria do vereador Péricles Deliberador (PSC) e do então vereador Tio Douglas, que institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Nascituro. Polêmica, a matéria mais uma vez gerou manifestações de vários parlamentares, e ao final recebeu 17 votos favoráveis. Duas abstenções foram registradas, da vereadora Daniele Ziober (PPS) e do vereador Professor Rony (PTB).

Apesar das seis propostas de emendas apresentadas ao longo da tramitação, a matéria foi aprovada nesta tarde na forma original. De acordo com o texto, o Dia do Nascituro será celebrado anualmente, no dia 8 de outubro. Nos artigos 2º, 3º e 4º, que mais dividiram opiniões e geraram emendas, o projeto prevê que a data poderá ser divulgada, por meio de eventos alusivos à data, em escolas, associações e demais entidades da sociedade civil organizada. Além disso, as escolas das redes pública e privada serão incentivadas a abordarem o tema “o direito do nascituro à vida” em palestras e outras atividades.

Nesta tarde vários parlamentares usaram a palavra para defender o projeto antes da votação. Já a vereadora Daniele Ziober, justificou a sua abstenção: “É claro que sou contra o aborto, mas avalio que as escolas não são o melhor local para trabalhar um tema de cunho religioso e familiar. Portanto não m sinto à vontade para votar este projeto.” A vereadora foi a autora da emenda nº 6, que previa a supressão dos artigos 2º, 3º, 4º e 5º do projeto, e recebeu voto contrário à tramitação pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Também o vereador Professor Rony afirmou não concordar com esta discussão dentro das instituições de ensino. “Sou a favor da conscientização dos jovens sobre as formas de se evitar uma gravidez indesejada, por exemplo, mas sou contra criar mais uma obrigação para as escolas.”

O vereador Péricles Deliberador, um dos autores da proposta, relembrou a longa tramitação da matéria e mostrou-se satisfeito com o resultado da votação. O parlamentar destacou que o projeto não obriga o Município a nada, apenas autoriza a promoção de eventos relacionados ao tema. “Neste dia poderemos discutir com todas as famílias o que é o nascituro e o seu direito à vida. Esta proposta diz respeito à nossa vida, presente e passada”, pontuou. O projeto de lei segue agora para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP).

ASCOM/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.