Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De esperança em esperança. Foi com esse lema que senadores e participantes lembraram o centenário de nascimento de dom Paulo Evaristo Arns, em sessão de homenagem no Senado, ontem, 13.  Eles destacaram a luta incansável do arcebispo de São Paulo pela redemocratização do país e sua dedicação aos mais vulneráveis como inspiração para se buscar um país mais unido e igualitário. Nascido em Forquilhinha, em Santa Catarina, o religioso, que faleceu em 2016, completaria 100 anos no dia 14 de setembro.

Requerente da sessão, senador Flávio Arns (Podemos-PR), sobrinho do homenageado, afirmou que dom Paulo foi um “agente da vida” ao trilhar sua caminhada a favor do ser humano, da cidadania e, principalmente, em defesa da democracia.

— A lembrança de dom Paulo, neste momento crucial da vida da nação e do seu povo, deve servir, tem que servir de inspiração para a descoberta de caminhos de superação das injustiças, das divisões, das exclusões, dos radicalismos, dos preconceitos e das discriminações. Sem o acolhimento do grito dos excluídos, no sentido da superação das desigualdades, jamais superaremos no sentido de uma nação justa e acolhedora para todos os seus filhos e filhas.

Herzog

Vice-Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e filha do pastor presbiteriano Jaime Wright (1927-1999), Anita Sue Wright, resgatou a parceria de seu pai com dom Paulo na década de 70, em defesa dos direitos humanos, durante a regime militar. Ela destacou a realização, em 1975, do culto ecumênico em memória do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura. Arns, Wright e o rabino Henry Sobel (1944-2019) se uniram uma cerimônia na Praça da Sé, em São Paulo, para lembrar Herzog. O culto, que reuniu 8 mil pessoas, se transformou na maior manifestação pública de repúdio à ditadura militar.

— O pastor presbiteriano e o cardeal trabalhavam lado a lado, numa vivência ecumênica que exercitava a chamada Teologia das Brechas, aproveitando momentos oportunos para fazerem a diferença na vida das pessoas e da sociedade. E foi nesse espírito ecumênico que o reverendo Jaime e dom Paulo se uniram ao rabino Henry Sobel para a celebração ecumênica em memória do jornalista Vladimir Herzog, em 1975. A Catedral e a Praça da Sé estavam lotadas. O povo, cercado por policiais fortemente armados — lembrou Anita.

Brasil: Nunca Mais

Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), o senador Humberto Costa (PT-PE), lembrou que Dom Paulo coordenou também o projeto ‘Brasil: Nunca Mais’, que resultou num livro homônimo e é até hoje um dos mais importantes registros das violações de direitos humanos cometidas pelo governo militar. O projeto também teve a participação de Wright e Sobel.

— O Brasil: Nunca Mais, além de evitar que os processos judiciais por crimes políticos fossem destruídos com o fim da era militar, assim como ocorreu em outros períodos da história, é uma rica fonte de informações sobre os crimes legitimados pelo governo sangrento e possui grande importância acadêmica, notadamente na educação em direitos humanos — lembrou o senador.

Assim como os senadores Marcelo Castro (MDB-PI) e Izalci Lucas (PSDB-DF), que presidiu a sessão de homenagem, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) afirmou que os ensinamentos de dom Paulo Evaristo Arns devem ser resgatados para inspirar lideranças e a população em geral na busca da unificação do país.

— O momento do Brasil é um momento de pacificação. Nós precisamos nos inspirar nesses exemplos, como foi de Dom Paulo, exatamente com o objetivo de superarmos esses conflitos, essas contradições, esse momento de acirramento, infelizmente agora ainda mais agravados por essa terrível pandemia. Se Dom Paulo estivesse entre nós, tenho, sim, certeza: teria sempre uma palavra de equilíbrio, uma palavra de concórdia, uma palavra de pacificação e de fraternidade para superarmos esses momentos e, ao mesmo tempo, de consolo e acolhimento para aqueles que estão doentes.

Pastorais

O trabalho de dom Paulo Evaristo Arns ao lado da irmã, a médica Zilda Arns (1934-2010), também foi lembrado pelos participantes. O ex-senador Pedro Simon, também amigo do arcebispo, destacou sua dedicação humanitária quando apoiou a criação das Pastorais da Criança, da Pessoa Idosa, do Povo da Rua, Operária e de DST/Aids na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

— Sua figura e a figura de dona Zilda representam, não tenho nenhuma dúvida, aquilo por que o Brasil mais lutou, aquilo que o Brasil mais desempenhou, mais desenvolveu na busca do seu futuro — disse Simon.

Para o padre Júlio Lancellotti, pároco na Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Paulo, essa dedicação serve como “alimento” para que a luta pela dignidade humana e igualdade de direitos seja ampliada.

— Lembrar o centenário é compromisso, não é simplesmente fazer uma celebração, uma memória, mas é um compromisso de continuarmos a luta por essas esperanças, a luta pelos direitos humanos, a luta pela dignidade da vida, a luta pelos pobres, pelos esquecidos, pelos abandonados, uma luta de compromisso e transformação. Este momento que cabe a nós viver é um momento de alimentar a esperança sem criarmos conflitos, mas enfrentando os conflitos que são postos, os conflitos que estão presentes.

Periferias

Também nesse sentido se manifestaram o secretário geral da CNBB e bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, Dom Joel Portella Amado e o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

— Ele sonhava com as cidades sem ninguém abandonado nas periferias e pelas ruas e praças. Esperava que todos pudessem ter trabalho digno, moradia, educação e saúde. Esperava que o convívio urbano fosse sem violência e todos pudessem viver em paz e harmonia nessa casa comum. Pois bem, nos perguntamos hoje se as esperanças de Dom Paulo já foram realizadas ou continuam ainda em aberto. Lembrar o centenário de Dom Paulo é para todos nós, certamente, momento também de lembrar que as suas esperanças são as nossas esperanças e que a sua luta é também a nossa luta e a luta de toda a sociedade brasileira — reiterou Dom Odilo.

Ainda participaram da sessão especial o bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  Joel Portella Amado; o ministro provincial na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, frei Fidêncio Vanboemmel, e o Coordenador Nacional Adjunto e Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann.

Agência Senado

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.