Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Brasil ainda não reconhece o resultado e a Organização dos Estados Americanos (OEA) e União Europeia defendem auditoria

A Corte eleitoral da Bolívia anunciou, no sábado (26), a reeleição de Evo Morales após apuração de 100% das urnas. O Brasil ainda não reconhece o resultado e a Organização dos Estados Americanos (OEA) e União Europeia defendem auditoria. O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país declarou estar à disposição para examinação do resultado. Evo foi declarado vencedor com 47% dos votos, após um processo eleitoral marcado por polêmicas.

Evo teve 2.888.359 votos e venceu o opositor, Carlos Mesa, que teve 36,51% dos votos, o equivalente a 2.240.920 votos. Os votos em branco representaram 1,47% dos votos e, os nulos, 3,57%, como informou o TSE boliviano.

Pelas normas eleitorais bolivianas, um candidato vence a eleição no primeiro turno caso atinja a maioria absoluta ou caso consiga mais de 40% dos votos e, ao mesmo tempo, obtenha vantagem mínima de 10 pontos percentuais ao segundo colocado. Exatamente o que ocorreu nesta eleição.

A votação para escolher o presidente da Bolívia foi realizada no último domingo (20). Durante o processo de apuração, foram estabelecidos dois métodos de contagem dos votos. O primeiro, mais rápido, porém, preliminar. O segundo modelo era no voto a voto, mais demorado.

A confusão começou ainda no domingo, quando os dois métodos mostravam evolução de resultados diferentes. Enquanto a preliminar indicava a reeleição do presidente Evo Morales, a voto a voto apontava a disputa de um segundo turno de Morales contra Carlos Mesa.

A votação preliminar chegou a ser suspensa. O ministro das Comunicações, Manuel Canelas, admitiu que o órgão eleitoral errou ao não deixar claro que havia duas contagens paralelas. Já o vice-presidente do TSE, Antonio Costas, pediu demissão e, só neste sábado, cinco dias após o início das votações, o TSE confirmou a reeleição de Evo Morales. A posse será em 22 de janeiro de 2020.

Camila Costa/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.