Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito Alexandre Kireeff participou da solenidade de posse da nova composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), para o biênio 2016-2017, já designada pelo decreto nº 105, publicado no Jornal Oficial do Município, edição nº 2.914. A lista completa pode ser acessada pelo link http://goo.gl/Ov2SnX (a partir da página 2).

O Consemma conta com 30 titulares e seus suplentes, entre representantes do poder público, no âmbito municipal, estadual e federal, e da sociedade civil, que compreende representantes de entidades de Ensino e Pesquisa; Conselhos de Classe e Associações Profissionais e da Comissão de Meio Ambiente da OAB Subseção de Londrina; do Setor Produtivo; das ONG's Ambientalistas e dos Movimentos Sociais.

Os novos conselheiros foram eleitos durante a VIII Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada em dezembro de 2015, quando foram debatidas cerca de 50 propostas. A nova Diretoria Executiva do Consemma também já foi eleita, no dia 29 de fevereiro.  A presidente do Conselho, para a nova gestão, é Margareth de Almeida Pongelupe. Além dela, outros seis membros compõem a Diretoria Executiva.

“Espero que o trabalho do Consemma continue a contribuir para que possamos caminhar na direção do desenvolvimento sustentável”,salientou o prefeito Kireeff. “O meio ambiente deve ser sim uma agenda prioritária no trabalho de consolidação da sustentabilidade das sociedades”, complementou.

Ações - Kireeff também lembrou da adesão doo município, em dezembro de 2015, ao “Compactof Mayors” (Compacto de Prefeitos), lançado na Cúpula do Clima das Nações, em 2014, com o objetivo de promover ações para reduzir as emissões locais de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis por importantes alterações climáticas em todo o mundo. “É imprescindível que as cidades assumam a responsabilidade de combater ou atuar no sentido de diminuir o impacto em nosso planeta, e o município de Londrina está caminhando nessa direção”, disse.

Kireeff destacou ainda o papel do Programa Municipal de Incentivo ao Verde (Proverde), que incentiva, por meio de financiamento, projetos ambientais ligados à conservação do meio ambiente. “O Proverde representa um novo caminho,que permite que a vontade e iniciativa da sociedade possa se tornar realidade, colaborando com o desenvolvimento de nossa cidade”, disse. “Esse foi um legado, da gestão anterior do Consemma. Este Programa vai fazer história na cidade de Londrina”, completou.

Em seu pronunciamento, a presidente do conselho, Margareth Pongelupe, destacou que o desafio desta gestão é promover o desenvolvimento sustentável para a cidade. “Queremos fazer com que o munício cresça, mas que use de boas práticas. Além disso, iremos tomar o cuidado com a legalidade e com a fiscalização eficiente”, disse.

Além dos conselheiros, também participaram da solenidade, a Secretária Municipal do Ambiente em exercício, Maria Silvia Cebulski, representantes do poder público, entre eles os vereadores Gaúcho Tamarrado e Tio Douglas, além de representantes da sociedade civil organizada.

Reunião - A próxima reunião do Consemma está agendada também para esta segunda-feira (28), às 19 horas, no Centro de Educação Ambiental do Parque Arthur Thomas, na Rua da Natureza, 155, no Jardim Pizza. Serão constituídas as câmaras técnicas do Conselho, que são subdivididas nas temáticas Biodiversidade, Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Agenda 21, Fundo Municipal do Meio Ambiente e Câmara Jurídica.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.