Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresários de todas as regiões do País participaram no dia 13 de abril, em Brasília, da cerimônia de premiação nacional do MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Eles já haviam vencido a etapa estadual, realizada no final do ano passado, quando carimbaram o passaporte para participar da fase nacional. Na final, 98 ganhadoras estaduais concorreram ao título de vencedora nacional em uma das oito categorias e dois destaques. A CDS Informática, de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, sagrou-se campeã na categoria Serviço de Tecnologia da Informação.

O prêmio é realizado pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Para chegar à fase final, todas as micro e pequenas empresas inscritas foram analisadas de forma criteriosa com base na qualidade da gestão e na capacidade inovadora. Todas as participantes são avaliadas com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ.

No total 98 ganhadoras estaduais concorreram ao título de vencedora nacional em uma das oito categorias – Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços de Turismo. O Prêmio contou com ainda com o reconhecimento para dois destaques nas categorias de Inovação e Boas Práticas de Responsabilidade Social.

“Foram 77 mil inscritos em nível nacional e o Paraná, novamente, ganha destaque no prêmio que avalia a excelência na gestão de micro e pequenas empresas. Os empreendedores que competem no MPE Brasil passam por um processo rigoroso de avaliação e precisam estar em constante processo de melhoria dos negócios. Por isso, temos que enaltecer mais essa conquista de empreendedores do Paraná”, avalia Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Segundo Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o prêmio é mais do que um reconhecimento. “A competição incentiva empresários de negócios de pequeno porte a adotarem ferramentas de gestão ao obter um diagnóstico gratuito do atual estágio da sua organização, com os pontos fortes e as melhorias necessárias nos seus processos de gestão”, afirma Bianchi.

Ele acrescenta que a conquista do MPE Brasil consolida um trabalho de longo prazo, realizado pela CDS Informática. “A CDS participa de projetos do Sebrae/PR e investe nas certificações de alto nível, que são uma chancela que demonstra a preocupação com a melhoria e padronização dos processos. Além disso, a empresa segue rigorosamente os oito critérios estabelecidos pelo MEG para alcançar a excelência na gestão de qualidade. Uma das estratégias da CDS Informática é ampliar mercados no Brasil e no exterior. Isso só é possível em virtude da qualidade dos produtos e serviços da empresa, que a habilitam a concorrer no mercado internacional”, destaca o consultor.

O proprietário da CDS Informática, Carlos dos Santos, recebeu com surpresa a notícia sobre a premiação. Essa foi a primeira vez que a empresa concorreu ao troféu do MPE Brasil. “Receber um prêmio que atesta nossa qualidade aumenta ainda mais nossa motivação para melhorar, cada vez mais. Notamos claramente as melhorias dentro da nossa empresa, na qualidade e nos processos, promovidas para atender os critérios do MEG, que são avaliados no prêmio. Acreditamos que esse reconhecimento é a coroação de todo nosso trabalho”, comemora Carlos dos Santos.

Campeãs

Confira as outras nove empresas vencedoras do MPE Brasil, edição 2015: Fazenda Padre Cícero, de Cacimbinhas, em Alagoas (categoria Agronegócio); Brasil Cowboy, Campo Grande, Mato Grosso do Sul (categoria Comércio); Rioar, de Rio do Sul, Santa Catarina (categoria Indústria); Cooperativa Educacional de Eunápolis, de Eunápolis, Bahia (categoria Serviços de Educação); Clinicenter, de Teresina, Piauí (categoria Serviços de Saúde); Lanchonete Tedesco, de Santo Antonio de Jesus, Bahia (na categoria Serviços de Turismo); Autvix Engenharia, de Serra, Espírito Santo (categoria Serviços); Toth Tecnologia, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (categoria Destaque de Inovação); e Farmácia Nativa, de São Lourenço, Rio Grande do Sul (categoria Destaque de boas práticas de responsabilidade social). 

Assessoria Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.