Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná iniciou negociações com a Rosatom, estatal russa de energia nuclear, para a parceria na instalação de centros de irradiação para processamento de equipamentos médicos e produtos agrícolas no Estado. A governadora em exercício, Cida Borghetti, se reuniu nesta quinta-feira (24) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o presidente da subsidiária da América Latina, Ivan Dybov.

Os representantes do governo estadual e da companhia russa também discutiram as possibilidades de fornecimento de equipamentos para os centros médicos que tem base de tecnologia nuclear e a cooperação entre universidades paranaenses e russas.

“A empresa tem uma experiência muito ampla na área de medicina nuclear e agricultura que, com certeza, pode ser aproveitada aqui”, disse Cida. “Sugerimos a eles novas reuniões com outros setores do governo, como o de ciência e tecnologia e da saúde, para darmos sequência na troca de experiência entre o nosso Estado e o país”, complementou ela.

A Rosatom, que tem mais de 70 anos, é uma referência internacional no setor de energia nuclear. O segmento de medicina nuclear é uma das principais áreas de interesse da empresa, que desenvolve técnicas de diagnóstico por imagem, como tomógrafos e scanners, e de tratamento do câncer e outras doenças.

A governadora em exercício lembrou que o Paraná tem outras parcerias com a Rússia. “Estivemos no país em 2015 para fechar resoluções na área de infraestrutura e tecnologia”, relatou. Na ocasião, o governo estadual assinou acordo com a fábrica de aviões Irkut para implantar em Maringá (Noroeste) unidades de fabricação de peças e partes de aeronaves. Há parcerias, também, na construção de centros médicos oncológicos.

DESENVOLVIDO - Para o presidente da Rosatom América Latina, Ivan Dybov, o Paraná oferece as condições para receber a tecnologia da companhia. “O Estado é importante porque é desenvolvido nos setores industrial e tecnológico, além de ser um dos maiores produtores agrícolas do Brasil”, disse ele.

EDUCAÇÃO – Na área de educação, a Rosatom quer promover o intercâmbio de estudantes brasileiros e russos. “Queremos levar alunos daqui para a National Research Nuclear University MEPhI, que tem cursos na área de ciências nucleares, e enviar estudantes do nosso país para o Paraná”, disse Dybov.

Para o diretor-geral da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Décio Sperandio, a reunião foi o primeiro passo para uma cooperação na área educacional. “Abriu-se aqui duas frentes de cooperação técnica e científica. Agora vamos dar sequência aos estudos e avaliar as possibilidades concretas”, comentou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.