Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O reajuste impactará principalmente os setores metalúrgico, têxtil, de madeira, minerais não metálicos e de papel e celulose

Amanhã, 24 de junho, os industriais paranaenses passarão a pagar uma conta de energia, em média, 5,62% mais cara. A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) fez um levantamento que mostra quais são os setores mais afetados pelo reajuste. A indústria metalúrgica terá o maior percentual do faturamento comprometido dentre os segmentos da indústria de transformação. Os empresários do setor terão de destinar 8,39% das receitas para o pagamento da conta de energia. Em junho de 2014, antes do reajuste daquele ano, os custos para o segmento eram de 3,69%, com a nova tarifa há um aumento de 127,3%.

O reajuste significa que as empresas de transformação terão, em média, 2,63% do faturamento comprometido com contas de energia elétrica. “Hoje, boa parte delas tem resultado operacional que não supera 3% de tudo que é comercializado. A conta de luz tem um peso muito grande nas planilhas de custos das indústrias, o que neste momento de crise tira ainda mais a competividade e cria mais entraves no ambiente interno e na concorrência com os produtos importados”, argumenta Edson Campagnolo, presidente da Fiep.

O segundo segmento mais afetado é a indústria madeireira que precisará separar 8,19% do que comercializa para cobrir as despesas com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).  Em três anos, o percentual destinado à conta de energia passou de 3,61% para 8,19%, um aumento de 126,8%.

As fabricantes de produtos minerais não-metálicos terão 7,36% do faturamento comprometido; a indústria têxtil 7,07% e o setor de papel e celulose 5,15%.

Campagnolo vê como alternativas para as indústrias que possuem um forte impacto do item energia a compra de energia no mercado livre ou a geração própria para buscar ganho de competitividade. “Respeitadas as características de cada indústria, é preciso buscar formas de manter a competitividade. Hoje, o mercado livre de energia pode ser uma opção para os grandes consumidores ao oferecer o insumo 20% mais barato. Por outro lado, buscar formas de produzir a própria energia, através da geração distribuída, também são soluções que podem trazer eficiência e sustentabilidade a longo prazo”, defende.

Poliane de Campos Brito/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.