Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Notícias gerais 22/04/2021  11h40

Entenda mais sobre o atendimento online e porque ele é fundamental para os negócios

O atendimento ao cliente é a chave de qualquer negócio e no ambiente online ele fica ainda melhor

Nos tempos atuais onde o ambiente online não para de crescer, um atendimento online bem realizado é muito importante – Fonte: Pixabay

O cliente é fundamental para qualquer negócio. Seja um restaurante, uma farmácia, uma loja ou um e-commerce, sem ele não há vendas e sem vendas não há faturamento. Para conquistar a confiança do cliente, e também fidelizá-lo, é preciso estabelecer uma boa relação. Essa conexão é feita por meio do atendimento ao cliente.

Com o uso massivo da internet, o atendimento telefônico perdeu espaço para o atendimento virtual. O suporte por meio de chat se popularizou nos últimos anos, principalmente em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, que impossibilitou empresas de atenderem presencialmente.

O formato web apresenta diversas vantagens na resolução de dúvidas e problemas, como a velocidade com que se pode encontrar as principais perguntas relacionadas ao produto ou serviço. É possível otimizar o atendimento com um chatbot, prevendo respostas automáticas para algumas das perguntas mais frequentes, acelerando o atendimento. A possibilidade de fazer isso do conforto da sua casa, sem ficar esperando na linha o próximo operador disponível e ainda, em alguns casos, fazer isso a qualquer momento do dia.

Por conta de todas essas variáveis, inúmeras empresas adotam o atendimento ao cliente de forma online. Mas, é importante não só oferecer esse tipo de serviço como manter um bom nível de qualidade, dado que esse é um fator essencial para os consumidores brasileiros.

Veja quais são as principais características que o atendimento online apresenta e entenda o porquê desse meio ser fundamental para os negócios.

Conexão estabelecida em qualquer lugar a qualquer hora

Com cada dia mais pessoas conectadas à internet, plataformas que oferecem atendimento online têm mais chances de receber os usuários, dado que 63% dos compradores preferem sites que oferecem esse serviço, sendo o canal que possui a maior taxa de satisfação quanto a atendimento.

O contato feito, sempre que possível em tempo real, permite respostas rápidas e claras, sem a necessidade de sair da página para encontrar a solução que busca. O grande diferencial do atendimento online é a possibilidade de fazer isso de qualquer lugar, e em alguns casos a qualquer momento, já que alguns estabelecimentos possuem atendimento 24h, como é o caso do atendimento online 24/7 de sites de cassino.

Praticidade e velocidade

A praticidade do serviço é um requisito essencial para o atendimento ao cliente online e está atrelada a velocidade com que se pode conseguir informações e resolver problemas. Seja por meio de redes sociais, sites ou aplicativos, o cliente tem que encontrar de forma rápida e fácil o local onde o atendimento será feito, bem como a forma de contato a ser escolhida por ele, no próprio endereço eletrônico que está, por e-mail ou até mesmo Whatsapp.  A comunicação por meio da web é mais fácil e ágil. O consumidor quer respostas diretas e rápidas, por isso é essencial que não o deixe esperando por muito tempo.

Mais segurança com seus dados pessoais

Em muitos sites há a possibilidade de armazenar os seus dados para não precisar preenchê-los toda vez que fizer login. Com o atendimento online, todas as suas informações já estarão de fácil acesso para o operador prestar auxílio, permitindo a centralização dos dados, sendo mais fácil para coletar resultados, resolver problemas encontrados durante a comunicação e assim traçar melhores estratégias para as vendas.

Além disso, hoje grande parte das plataformas já possuem criptografia na coleta de dados, o que deixa o ambiente mais seguro para o consumidor confiar em colocar suas informações pessoais e bancárias no ambiente. 

Ainda sobre confiança, alguns consumidores ainda encontram um pouco de resistência quando querem realizar uma compra na web e ter um chat para que ele possa tirar todas as suas dúvidas pode deixá-lo mais confortável em efetuar a compra.

Menor custo benefício

É importante ressaltar que o atendimento online é considerado mais barato que o telefônico e presencial, pois exige menos requisitos para funcionar. Por exemplo, a infraestrutura pode ser menos, o que irá diminuir gastos com aluguel e pessoal, resultando em contas administrativas mais baratas.

Porém, a relação custo x benefício está atrelada não só ao retorno financeiro. Os fatores como rapidez e praticidade já mencionados auxiliam que o menor tempo possível seja gasto tirando dúvidas e resolvendo problemas. Dessa forma, o atendimento demora menos e é possível atender um número maior de demandas, aumentando a produtividade do negócio.

Esses elementos auxiliam a entender as necessidades e os interesses dos consumidores, para criação de melhores estratégias relacionadas à comunicação. Hoje, a maioria dos clientes preferem o ambiente digital para ser atendido. Somar essa variável com segurança, redução de custos, conectividade e praticidade podem resultar em resultados muito positivos para qualquer negócio.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.