Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O coordenador do Núcleo Regional da Casa Civil de Londrina Marco Antônio Santi, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal União. Ele explicou as principais ações do Núcleo, e as obras que estão em andamento na região de Londrina.

“No Jardim Botânico funciona o Núcleo Regional da Casa Civil, um órgão do governo do estado criado no final do ano passado. O Núcleo é vinculado diretamente à secretaria da casa civil e ao gabinete do governador, e articula as ações com as prefeituras da região e as entidades civis (Lions, Rotary, Associações Comerciais e etc.)”, explicou Marco.

Marco explica que um dos principais pontos do Núcleo, é fazer com que as prefeituras não percam os prazos de seus recursos, para que as mesmas consigam entregar os projetos em dia. “Atendemos aqui 21 municípios da região, e levamos até os prefeitos os projetos que estão em andamento para que não se percam os prazos e principalmente não se percam os recursos. Sabemos das dificuldades que as prefeituras estão enfrentando com falta de recursos, então ajudamos os prefeitos para que não percam esses recursos e que os projetos cheguem até o destinatário final que é a população”, conta.

O Núcleo Regional também atua como prestador de serviço, explicando para a sociedade os planos do governo e as obras em execução. “Fizemos aqui também a prestação de contas com a comunidade e para a sociedade. Ações, obras e planos que o governo pretende desenvolver na região, cabe a nós explicar e divulgar. Igual a este núcleo existem mais 15 espalhados pelo Paraná, desta forma, o governo consegue atender e agilizar os serviços prestados aos 399 municípios do estado”.

Quando foi criado o Núcleo, houve uma confusão com a população em relação à COMEL (Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina). “A COMEL não foi extinta, o órgão existe até hoje, mas no momento está sem um titular. A Comel trata apenas das questões de territórios, transporte coletivos da região metropolitana, nós aqui temos outros assuntos para tratar”, explica Marco.

Pr 445

"Está praticamente em fase final. Quando assumi o cargo em fevereiro, a prioridade que o governador Beto Richa me colocou era que a PR 445 fosse entregue em condições de ser utilizada pelas pessoas que precisam desse serviço. Os próximos passos serão o recapeamento das vias marginais e as sinalização vertical e horizontal. Outra preocupação, cujo edital está em andamento, são as passarelas que devem ser construídas na PR 445, serão 3: uma próximo ao semáforo do acesso ao terminal Acapulco, outra próxima ao IAPAR e a última no Jardim Silvino em Cambé (próximo ao mercado Tonhão). Esses locais foram estudados e foi visto a necessidade da construção dessas passarelas, já que são lugares perigosos para os pedestres, que após a liberação da pista, arriscam a própria vida para atravessar".

IML 

"Uma construção moderna, feita nos moldes dos principais IML´s do mundo. Teremos um atendimento diferenciado para viaturas policiais, carro fúnebre, atendimento às vítimas, entre outros pontos importantes. O prédio será inaugurado provavelmente em novembro, posso dizer que 90% das obras estão prontas".

Escola do Vista Bela

"Outra grande obra do governo do estado, é a construção da escola no Vista Bela. Um prédio que vai atender cerca de 2000 alunos, com uma estrutura fantástica: quadra coberta, mas de 20 salas de aula, entre outros benefícios. Esta obra era de grande necessidade para os moradores da região, já que foi entregue recentemente o residencial no final da Avenida Saul Elkind, e a região não possui um colégio para atender os alunos. Hoje em dia, os alunos tem que utilizar o transporte público para ir até as escolas. A nova escola do Vista Bela estará em funcionamento em 2018 com todos os professores e funcionários contratados".

Hospital da Zona Norte

"Um grande hospital que vai trabalhar em conjunto com a PUC Londrina, com os alunos do curso de medicina fazendo suas residências no hospital, e será voltado para o atendimento ao público adulto e terceira idade. O prédio será construído com recursos próprios do governo do estado.
Qualquer obra para ser edificada pelo governo do estado, necessita que o terreno onde ela seja construída seja de propriedade ou do governo, ou da entidade fim, neste caso a PUC Londrina. Porém, o terreno pertencia a unidade da PUC Curitiba. Na administração municipal passada, aconteceram algumas divergências que impossibilitaram o andamento do processo, e até ser concretizado a troca de posse do terreno, o governo não pode fazer nada. Agora está tudo resolvido, e o terreno em nome da PUC Londrina. Estamos já agilizando os processos que faltam para dar início as obras no ano que vem".

Henrique Reis

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.